Servidores aposentados da UFLA foram homenageados na quinta-feira (4/9) – veja fotos

image080Para quem se aposentou depois de ter cumprido muitas jornadas na Universidade Federal de Lavras (UFLA), contribuindo para o crescimento da instituição, houve uma programação especial na Semana de Ciência, Cultura e Arte. Os servidores aposentados foram convidados para um café da manhã, realizado nesta quinta-feira (4/9), no Centro de Integração Universitária (Ciuni). Mais de 60 aposentados, acompanhados de familiares, estiveram no local.

Durante o evento, os aposentados entre setembro de 2013 e agosto de 2014 foram homenageados. Eles receberam um certificado de agradecimento pelo tempo de dedicação. O documento foi entregue pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Valéria da Glória Pereira Brito.

“Vocês desbravaram os caminhos, abriram as fronteiras, e hoje estamos colhendo os frutos doces desse trabalho que fizeram”. Professora Valéria Brito, pró-reitora de Gestão de Pessoas.

Professora Valéria desejou a todos que sejam felizes na atual fase de suas vidas. “Vocês desbravaram os caminhos, abriram as fronteiras, e hoje estamos colhendo os frutos doces desse trabalho que fizeram”, disse ela, destacando a importância da contribuição dos presentes.

Ao refletir sobre a experiência acumulada por cada um dos aposentados após tantos anos de trabalho, o professor Scolforo disse que eles farão muita falta à instituição. Ele também lembrou que um futuro promissor depende do que foi feito no passado. “Esta instituição tem que se orgulhar do seu passado, porque ele a impulsiona, cada vez mais, para um futuro ainda melhor; e como vocês, eu me orgulho de fazer parte desta instituição”.

Após as homenagens, os aposentados deram uma volta pelo câmpus, no novo ônibus articulado, apelidado de Mamute. Veja as fotos nas galerias abaixo.

Os vínculos afetivos permanecem

Cada um dos servidores aposentados guarda em sua memória histórias pessoais e profissionais que mantêm fortes os vínculos afetivos com a UFLA. O ex-motorista Hildeu dos Santos contou entre lágrimas e emocionado que nasceu dentro do câmpus. “Onde hoje é a moradia estudantil , havia umas casinhas da antiga Esal em que moravam funcionários. Eu nasci ali”. Ele também diz que aprendeu tudo na Universidade. “Vivi aqui minha infância e minha juventude; sei contar tudo que aconteceu neste lugar”. Ele se aposentou em maio.

Já a professora Vanda Helena Paes Bueno, aposentada há cerca de duas semanas, lembra que ingressou na instituição em setembro de 1982, quando se comemorava a “Semana Esaliana”. “Coincidentemente me aposentei por ocasião dos 106 anos da UFLA; é, com certeza, um marco para mim”. Ela preara-se voltar para sua cidade de origem, Piracicaba (SP), mas promete não cortar os laços com a Universidade: “ainda vou manter algumas atividades”. Vanda trabalhou por 32 anos na UFLA e, até poucas semanas atrás, atuava no Departamento de Entomologia (DEN).image043

Aposentada desde setembro de 2013, Maria Doroteia Braga Paglis também declara seu sentimento: “eu amo a UFLA, que foi meu berço de trabalho”. Ela conta que vem sempre à Universidade, faz caminhada e visita os amigos, mas diz que se sente bem com a aposentadoria. “Estou reorganizando a minha vida; acho que precisamos aproveitar as energias para curtir esse momento da existência”. Ela ficou na UFLA por 37 anos.

Veja, na primeira galeria, as fotos do Café (Ana Eliza Alvim);  na segunda, as imagens do passeio no ônibus articulado (Cibele Aguiar).