Livro do Ministério da Saúde sobre Gestão de Sistemas e TI em hospitais tem a participação da UFLA

1606-livro-ti-hospitaisO Ministério da Saúde acaba de publicar o livro “Por que GESITI?: Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação em Hospitais : panorama, tendências e perspectivas em saúde”, que traz em um dos capítulos os resultados da pesquisa realizada por professores e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobre a gestão em sistemas e tecnologias de informação nos hospitais sul-mineiros.

A publicação reúne os resultados obtidos no macroprojeto internacional coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – com a participação de universidades brasileiras e estrangeiras, objetivando identificar a forma de Gestão da Tecnologia da Informação em hospitais do Brasil e do exterior, mapear as suas necessidades e demandas, e prospectar desdobramentos.

A UFLA participa do projeto por meio de convite realizado ao Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFLA), com a participação dos professores Paulo Henrique de Souza Bermejo e André Luiz Zambalde, e dos estudantes Adriano Olímpio Tonelli (doutorando DAE/UFLA) e Mariane Ariana de Melo Bueno (graduação DCC/UFLA).

A publicação será distribuída a gestores públicos e privados, pesquisadores e profissionais executivos e interessados na área da Gestão Hospitalar. Além do formato impresso  (três mil exemplares), o livro está sendo distribuído no formato digital. O principal resultado esperado é apresentar um diagnóstico confiável, multifocal, atualizado e preciso sobre como ocorre a Gestão da TI e dos Sistemas de Informações nos hospitais brasileiros, comparando-os com similares portugueses, mexicanos, argentinos e eslovacos.

A pesquisa abrange temas e propostas de soluções integradas ou pontuais nas seguintes áreas: Recursos Humanos; Gestão Estratégica do Hospital; Pesquisa e Desenvolvimento; Inovação Tecnológica (investimentos em inovação tecnológica e cooperação para inovação); Equipamentos de Tecnologia da Informação nos hospitais; Aquisição de 10 Máquinas e Equipamentos; Base de Dados; Redes, Segurança e Telecomunicações;

Gestão de TI; Comércio e Negócio Eletrônico; Telemedicina; Gestão de Políticas Públicas, entre outras que poderemos acompanhar nesta obra, fruto de análises e correlação dos dados levantados.

Perfil Sul-Mineiro

O capítulo que leva o nome da UFLA apresenta os resultados de identificação e mapeamento da tecnologia da informação em cinco hospitais sul-mineiros. Entre outros aspectos, o trabalho diagnostica a infraestrutura tecnológica e de gestão, mapeando as respectivas necessidades e demandas. De acordo com os autores da UFLA, pode-se observar significativa disparidade entre os hospitais pesquisados, desde excelentes organizações em TI até estruturas deficitárias, recursos escassos e profissionais despreparados para sua gestão. Desta forma, como desdobramento da pesquisa, será possível a elaboração de um plano-proposta de investimento necessário para a atualização dos recursos de TI nos hospitais pesquisados.

Leia o livro em formato digital: