UFLA tem novo assessor de empreendedorismo e inovação

IMG_26221A apresentação oficial do novo assessor de Empreendedorismo e Inovação da UFLA ocorreu ontem (28), no auditório da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec). O professor Luiz Gonzaga de Castro Junior (DAE) irá coordenar a Inbatec, o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) e o Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), entre outras funções.

A apresentação contou com a participação das equipes da Inbatec, Nintec e Lavrastec, membros das empresas incubadas e do pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor José Maria de Lima. Durante a reunião, o pró-reitor elogiou o novo assessor: “Tratamos com muito critério a escolha. Buscamos alguém que entenda de empreendedorismo e inovação, que tenha uma visão técnica de negócios”.

Já em contato com as empresas incubadas na Inbatec, o professor Luiz Gonzaga falou sobre a linha de trabalho que adotará: “Meu objetivo é trabalhar, juntamente com a equipe, para criar um ambiente que possa abrigar mais empresas, gerando empregos e desenvolvimento para Lavras e região”.

Durante a reunião, também foram discutidos assuntos estratégicos, como a abertura de um novo edital para o Programa de Incubação da Inbatec, previsto para este ano. Além do professor Luiz Gonzaga, a Incubadora irá ganhar um novo reforço em sua equipe: está prevista, para a próxima semana, a chegada de um novo servidor que ocupará o cargo de gerente administrativo, dinamizando e ampliando a equipe multidisciplinar da Incubadora.

Currículo

Prof. Luiz Gonzaga de Castro Junior

O professor Luiz Gonzaga vem se destacando e chamando a atenção da comunidade acadêmica para a área de Inovação, pois, além da atividade docente, é o coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), pesquisador líder do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, coordenador de projetos vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café) e ao Polo de Excelência do Café (PEC Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais), editor executivo da revista Coffee Science e consultor ad hoc da revista Organizações Rurais & Agroindustriais. Além disso, assumiu recentemente uma cadeira como conselheiro do Inova Café (Agência de Inovação do Café).

Com informações de Amanda Castro – Assessoria de Comunicação Inbatec/Nintec