Equipe da UFJF visita UFLA para conhecer Plano Ambiental

visita-jf-planoambientalProfissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vieram à cidade para conhecer de perto as ações desencadeadas pela aplicação do Plano Ambiental e Estruturante da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A intenção do grupo é utilizar as informações recolhidas durante a visita para implantação de projeto semelhante no câmpus da Universidade em Governador Valadares, ainda em construção.

De acordo com a professora do Departamento de Química (DQI) e responsável pela Coordenadoria de Resíduos da Diretoria de Meio Ambiente da UFLA, Adelir Aparecida Saczk, profissionais de outras universidades também têm buscado conhecer o trabalho. “Já recebemos professores de Viçosa, São João Del Rei e Alfenas”, lembra. “Em algumas vezes, nós é que somos convidados a apresentar o Plano em outras instituições”.

De Juiz de Fora, quem esteve na visita, nos dias 22/5 e 23/5, foi o professor do Departamento de Ciência da Computação e responsável pela implantação do câmpus de Governador Valadares, Rubens de Oliveira; a professora do Departamento de Química, Rosana Colombara e a técnica de laboratório Alice Adolfina. Eles visitaram laboratórios, o biodigestor de carcaças, a estação de tratamento de esgoto, além de outros locais do câmpus. Membros da Diretoria de Meio Ambiente da UFLA receberam a equipe, liderados pela diretora, professora Zuy Magriotis.

A partir de 2008, quando começaram as ser estruturadas as bases do Plano Ambiental, a UFLA tem se tornado referência na área de sustentabilidade para outras universidades. As ações desenvolvidas já foram premiadas em 2013 pelo 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal e pelo Prêmio Gestão Ambiental, este último concedido pela ONG Zeladoria do Planeta. O trabalho também contribuiu para a conquista do primeiro lugar, entre as instituições brasileiras, no ranking internacional Green Metric de sustentabilidade (divulgado em 2014). A classificação geral, a UFLA ficou em 42º lugar.

Entre as muitas ações geradas a partir do Plano, pode-se citar a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, o tratamento dos resíduos sólidos, a estação de tratamento de esgoto, a proteção de nascentes e matas ciliares, a prevenção e controle de incêndios, a prevenção de endemias, a gestão de energia, a implantação do sistema de coleta das águas da chuva, a campanha UFLA Recicla (que substituiu o uso de copos plásticos por canecas), além do treinamento de técnicos dos diferentes setores, e de estudantes de pós-graduação, como multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.