Documentário “Constelações” será exibido sábado (24/5) no Museu de História Natural

Projeção da Constelação Escorpião. Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/
Projeção da Constelação Escorpião. Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/

A “Festa das Estrelas” deste sábado (24/5) apresentará o documentário “Constelações”.  A exibição ocorrerá às 19h, no Museu de História Natural (MHN), Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Aberto ao público e de participação gratuita, o evento faz parte do projeto “A Magia da Física e do Universo”.

A história e a ciência das constelações norteiam o conteúdo do documentário a ser exibido. Astrônomos da antiguidade observavam esses agrupamentos aparentes de estrelas e deduziam a formação de figuras de pessoas, animais ou objetos. Após a apresentação do filme, os participantes farão a observação das estrelas a olho nu e com telescópios.

O projeto, que desenvolve ações semanais, é coordenado pelos professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso. A iniciativa tem o apoio do CNPq, do Departamento de Ciências Exatas (DEX), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), do Museu de História Natural (MHN), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.