Alunos do curso de Direito da UFLA realizaram visita técnico-jurídica ao TJMG

visita-direito-tjmgNo dia 7 de maio os alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que estão matriculados na disciplina “Negociação, Mediação e Arbitragem” realizaram uma visita técnico-jurídica ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. A organização ficou por conta da professora do Departamento de Direito (DIR) Fernanda Gomes e Souza Borges.

Foram visitadas as unidades de Goiás e Raja Gabaglia, além do Palácio da Justiça. Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar duas sessões de julgamento (uma cível e outra criminal). Isso foi possível graças ao programa do TJMG chamado “Conhecendo o Judiciário”, cuja finalidade é esclarecer as funções do Poder Judiciário, aproximando esta instância da população.

O desembargador José do Carmo Veiga de Oliveira, da 10° Câmara Cível do TJMG, ministrou a palestra “Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário”, durante a qual também falou sobre a carreira dos magistrados. Abordou, ainda, a política nacional de outras formas de resolver os conflitos, mostrando que a conciliação dentro e fora do processo judicial pode alcançar bons resultados e evitar que se acumulem processos no judiciário brasileiro.

Segundo a professora Fernanda, o objetivo da visita foi mostrar aos alunos um pouco do funcionamento do Poder Judiciário e como as formas alternativas de resolução de conflitos podem auxiliar na diminuição do número de processos, permitindo uma maior celeridade.

Leonardo Assad (jornalista – bolsista Ascom), com informações de Samuel Furtado (bolsista Ascom/DIR).