Formas para obtenção de energia renovável são debatidas em ciclo de palestras

SONY DSCExistem diversas formas de obtenção de energia, inclusive aquelas que podem diminuir a degradação do meio ambiente. Demonstrar algumas dessas formas foi o objetivo do ciclo de palestras Energias Renováveis – Um novo horizonte”, ocorrido na UFLA nos dias 24 e 25 de abril.

Organizado pelo Núcleo de Estudos em Energias Renováveis (Neer) e coordenado pelo professor Joaquim Paulo da Silva, do Departamento de Ciências Exatas da UFLA (DEX), o evento contou com a participação dos professores Pedro Castro Neto (UFLA), Luiz Antônio Bastos de Andrade (UFLA) e Gilmar Tavares (UFLA), além do pesquisador Fernando Ely (CTI – Campinas) e do Engenheiro Marco Aurélio Dumont Porto (Cemig).

As palestras apresentaram algumas das fontes energéticas renováveis, mas também apontaram caminhos de como podem, futuramente, ajudar no abastecimento do País. Um exemplo será a utilização de placas fotovoltaicas pela UFLA, que recebeu 250 unidades da Cemig e as instalará pelo câmpus.

Atualmente, são desenvolvidos, dentro da UFLA, estudos focados na obtenção de energia através de fontes como biodiesel, biogás, biomassa e óleo vegetal. Também há pesquisas que exploram a energia eólica (vento) e solar.

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom