Hoje (30/4) tem Colóquio de Física no DEX – início às 17h40

29.11 colóquio da físicaHoje (30/4), no final da tarde (às 17h40) ocorrerá outra sessão do Colóquio de Física no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX). Desta vez o tema a ser abordado é “Estudo do potencial de aplicação de biocompósitos na construção de pás de aerogeradores”. A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física Pâmela Xavier Fonseca será a palestrante.

Vale a lembrança de que os colóquios de Física organizados pelo DEX são voltados para os estudantes de graduação de todos os cursos da UFLA, além de estarem abertos ao público em geral.  Coordenam a atividade os professores do DEX José Nogales e Karen Luz, além da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física Laysa Gonçalves Martins.

 

Informações sobre o tema de hoje (texto fornecido pela organização do evento)

Energia é um requisito importante para a indústria e a vida cotidiana, bem como sugere o desenvolvimento político, econômico e militar de um país. Enquanto a demanda de energia aumenta, os recursos energéticos existentes, e limitados, diminuem.

Pesquisas que busquem o desenvolvimento de novos produtos, provenientes de fontes renováveis, que possam manter o equilíbrio de CO2 no planeta, são cada vez mais necessárias.

Desta forma, o objetivo do estudo é desenvolver novos materiais que atendam à necessidade de produção, a baixo custo, de pás para turbinas de aerogeradores de pequeno porte, utilizando matérias-primas renováveis como biopolímeros, reforçados com nanofibras de celulose e com a estabilização térmica e de umidade alcançada com a incorporação das nanoargilas e TiO2 (dióxido de titânio).

As pás das turbinas devem ser resistentes para suportar as cargas aplicadas, sem ocorrerem fraturas. No entanto, para minimizar os custos da energia gerada, a construção das pás deve ser o mais leve possível. Isto deve ser garantido por meio da otimização do arranjo estrutural e dimensional, em conjunto com a seleção de materiais que devem ser estáveis ambientalmente.

Trata-se de uma pesquisa de inovação com possibilidade de transferência de tecnologias para a indústria.