Defendida primeira dissertação do Mestrado em Física

SONY DSCResultado da associação ampla entre as universidades federais de Lavras (UFLA), de Alfenas (Unifal) e de São João del Rei (UFSJ), o Programa de Pós-Graduação em Física teve hoje (25/2) sua primeira defesa de mestrado. A turma que conclui o curso neste semestre ingressou no início de 2012. O desafio de ser o primeiro a defender a dissertação foi do discente Henrique Garcia Paulinelli, orientado pelo professor do Departamento de Ciências Exatas (DEX) Onofre Rojas Santos.

Paulinelli admite que há grande responsabilidade em inaugurar a série de defesas do Programa, e demonstra certa satisfação, dizendo que o curso atendeu às suas expectativas. “Foi tudo dentro do que eu esperava encontrar”, resume. O mestrando explica que o trabalho buscou estudar uma cadeia de spins numa estrutura atômica com o objetivo de extrair propriedades físicas termodinâmicas, tais como o emaranhamento quântico térmico. O título dado à dissertação foi “Cadeia de Spin Dímero-Plaqueta Ortogonal com acoplamento Ising-Heisenberg”.

Na mesa de honra que abriu a cerimônia de defesa estavam o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, professor Sérgio Martins de Souza; a coordenadora da área de Física, professora Solange Gomes Faria Martins; o chefe do DEX, professor João Domingos Scalon e o pró-reitor adjunto de pós-graduação, professor Tadayuki Yanagi Junior (que representou o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo).

O professor Yanagi Junior lembrou que a caminhada da pós-graduação da UFLA começou em 1955, quando havia apenas dois programas. Hoje, 38 anos depois, são 32 programas, construídos com o esforço de professores, alunos e técnicos. Ele parabenizou o grupo de Física e o DEX pelo momento marcante vivido nesta primeira defesa. O orgulho pela estruturação do Programa de Pós-Graduação em Física estava também na fala do chefe do Departamento. O professor Scalon elogiou a movimentação do grupo de Física e manifestou-se satisfeito por participar da solenidade.

Para a coordenação do Programa, a necessidade agora é de formar um grupo de estudantes capacitados, consolidar o mestrado e partir, futuramente, para o doutorado. O professor Souza disse que os desafios são numerosos, e muitos já foram superados. Já a professora Solange emocionou-se ao falar sobre a constituição do grupo docente e da luta empreendida por eles ao longo do tempo.

Fizeram parte da banca, além do orientador, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Maria Teresa Thomaz e o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Marcelo Lyra.

O primeiro mestre formado

S

Henrique Garcia Paulinelli terminou a graduação em 2007 na cidade de Formiga, Minas Gerais, localizada a cerca de 120 km de Lavras. Agora, com o título de mestre, faz planos de buscar avanços profissionais. Também tem intenção de cursar o doutorado. Pela complexidade de sua área de estudo, ele explica a escolha: “sempre tive muita curiosidade, e muita afinidade com o que se estuda em Física”, diz Paulinelli.

Um pouco mais sobre o Programa

Hoje o Programa de Pós-Graduação em Física tem 11 alunos e 7 professores (sendo 6 permanentes e 1 colaborador). O processo seletivo para ingresso de novos alunos é semestral, com oferecimento de seis vagas em Lavras. O professor Souza conta que as primeiras turmas não possuíam alunos vindos da graduação da UFLA, pois ainda não haviam sido formados os primeiros profissionais. “Tínhamos um receio sobre qual seria o perfil do aluno do Programa; depois vimos que eles vieram de outras instituições com uma tremenda garra, superando todas as dificuldades”. Agora, o Programa prepara-se para mais um “bom desafio” (como define o professor Souza): terá um estudante com deficiência visual – Felipe Brás – que acabou de concluir o curso de Física na UFLA e foi aprovado em primeiro lugar no processo seletivo para a turma que ingressa em 2014.