Digestor de carcaças da UFLA já está em funcionamento

Biodigestor de carcaçasIniciativa pioneira entre as universidades brasileiras, o digestor de carcaças da UFLA já se encontra em funcionamento. Ele se encontra juntamente da Sala de Necropsia, nas dependências do Departamento de Medicina Veterinária. O local foi inaugurado durante a Semana dos 50 Anos de Federalização da ESAL, no dia 4 de dezembro passado, e o equipamento já foi posto em funcionamento quatro vezes desde então.

A máquina opera com no mínimo 120 quilos de carcaça, chegando até 450 quilos. Ali, são depositadas carcaças de animais mortos vindas do Hospital Veterinário ou utilizadas em aulas de laboratório e de necropsia. No recipiente, o material fica imerso em uma solução de água e hidróxido de potássio, e exposto a grande temperatura e pressão.

A professora responsável pelo local, Mary Suzan Varaschin (DMV), explica que, após o processo, toda a matéria orgânica se liquefaz e é esterilizada, podendo ser descartada na rede de esgoto ou ser utilizada como adubo. Já os ossos, que se tornam quebradiços, dão origem ao cálcio, importante nutriente para as plantas e redutor da acidez no solo.

A compra do digestor se insere no Plano Ambiental e Estruturante da UFLA e garante o destino ambientalmente correto para as carcaças – que antes se constituíam como resíduos sólidos de difícil eliminação.

Biodigestor em funcionamento

Inauguração da Sala de Necropsia e do Biodigestor