Mestrado Profissional em Genética e Melhoramento de Plantas teve a primeira dissertação defendida

image017O Mestrado Profissional em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) atribuiu o primeiro título de mestre a um aluno do Programa. A defesa da dissertação aconteceu no dia 12 de fevereiro, no auditório do Anfiteatro 2 do Departamento de Biologia (DBI). Orientado pelo professor João Cândido de Souza, Fabiano dos Santos Ferreira ingressou na primeira turma do curso, em 2012.

A avaliação que Ferreira faz do Programa é boa. Ele enfatiza a capacitação dos professores. “Aprendemos muito, não só o com o conteúdo das disciplinas, mas com o exercício do pensamento crítico e da nossa capacidade analítica, sempre estimulados por professores muito preparados”, relata. Ele também conta que os conhecimentos adquiridos ao longo dos dois anos de curso já contribuíram para elevar o nível do trabalho na empresa em que atua – a Dow Agroscience. Pelos resultados, Ferreira afirma que valeu a pena o esforço de sair de Maringá, no Paraná, para participar das atividades do curso.

O relato de Ferreira vai ao encontro do objetivo principal do Programa, que é o de promover a qualificação de recursos humanos que atuam em empresas e necessitam de treinamento para realizar tarefas relacionadas a programas de melhoramento de plantas.

Na solenidade de abertura, a mesa de honra foi composta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, que representou o reitor da UFLA (professor José Roberto Scolforo); pelo sub-chefe do Departamento de Biologia (DBI), Renato Gregorin; pelo coordenador da Área de Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Moacir Pasqual; pelo coordenador do Mestrado Profissional em Genética e Melhoramento de Plantas, professor José Airton Rodrigues Nunes e o pelo principal idealizador do curso, professor Magno Antônio Patto Ramalho.

O Programa

Considerado pioneiro no Brasil na área de Genética e Melhoramento de Plantas, na modalidade Mestrado Profissional, o Programa tem hoje 21 alunos, todos de empresas privadas. O coordenador enfatiza que a procura de profissionais pelo curso tem crescido bastante. Atualmente, a seleção é anual e são disponibilizadas 12 vagas. O Programa tem conceito 4 atribuído pela Capes, avaliado por ele como um índice louvável para um Mestrado Profissional.

O professor Ramalho, ao falar sobre a criação do curso, destacou que foi preciso coragem para enfrentar o desafio de criar um programa novo, com uma nova mentalidade. “Tivemos todo o apoio dentro da UFLA, mas algumas resistências na Capes”. Foi preciso persistir. “O grupo de Genética acreditou, e hoje estamos assistindo ao sucesso de um curso que vem atendendo aos seus objetivos iniciais”. Ele destaca quatro desses objetivos:  contribuir para ampliar o número de melhoristas existentes no Brasil, treinando profissionais que já trabalham nas empresas e não possuem os conhecimentos básicos de Genética e Melhoramento de Plantas; estreitar o relacionamento da Universidade com as empresas; contribuir para a solução de problemas  apresentados pelo mercado e promover a troca de experiências entre alunos que já têm vivência profissional e os que estão no mestrado acadêmico, muitas vezes vindos diretamente da graduação.

Para o representante da Capes, professor Moacir Pasqual, esses objetivos coincidem exatamente com aqueles preconizados pela Coordenação para mestrados profissionais.  Ele elogiou a iniciativa da UFLA. “Nossa expectativa é de que este Programa torne-se uma referência na área”, acrescentando a informação de que hoje há 230 programas na área de Ciências Agrárias e só 15 são mestrados profissionais. O desejo da Capes é receber muitas propostas na área e poder aprová-las. Para isso, é necessário que os projetos sejam bem preparados.

Já o Pró-Reitor de Pós-Graduação afirmou que a equipe com a qual trabalha já pensa em mudanças para valorizar os programas de mestrado profissional dentro da estrutura institucional, considerando a importância que eles têm alcançado e a alta demanda de empresas por esses cursos. Atualmente, a UFLA oferece sete cursos de mestrado profissional.

A primeira dissertação

image033

Com o título “Consequências da piramidação de transgênicos por meio de hibridação”, a dissertação defendida por Ferreira tem o objetivo de mostrar que não é necessário nenhum novo processo de liberação comercial quando se obtém um híbrido de milho de dois ou mais eventos transgênicos via hibridação-melhoramento clássico. A informação pode contribuir para reduzir o custo das sementes híbridas, devido à eliminação da necessidade do processo de liberação comercial do novo híbrido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A próxima defesa do Programa está agendada para 24 de março.