Lavrastec participa de Grupo Temático da Rede Mineira de Inovação

15.03 parque tecnológico TVUNesta quarta-feira (29/01), em Belo Horizonte, realizou-se o Encontro do Grupo Temático de Parques Tecnológicos da Rede Mineira de Inovação (RMI). O evento reuniu representantes dos Parques Tecnológicos de Belo Horizonte, Itajubá, Lavras, Uberaba e Viçosa.  O Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec) foi representado pelo assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Wilson Magela, e pela gestora em Ciência e Tecnologia, Ludmila Aquino.

Realizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), o encontro teve como objetivo principal discutir as necessidades e desafios dos parques. Durante as atividades, os participantes preencheram um formulário online, com informações referentes ao Modelo de Governança e Jurídico de cada parque, investimentos realizados, relação com empresas residentes e parceiros, equipe gestora, futuro do parque e informações gerais. Na próxima reunião, agendada para 13 de fevereiro, será apresentado um consolidado das informações, construído a partir dos formulários preenchidos.  O objetivo é levar ao conhecimento de agentes governamentais as principais expectativas para empreendimento de políticas públicas de apoio a parques tecnológicos.

O evento possibilitou a troca de experiências entre os participantes, ocasião em que foram debatidas as principais carências e dificuldades enfrentadas pelos parques. Também marcou o encontro a realização de discussões sobre ações conjuntas que possam ser desenvolvidas para promover os parques mineiros, além das metas para o grupo em 2014 e a definição do cronograma e dos locais dos próximos encontros.

Com informações de Vanessa Trevisan (gestora de Inovação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – UFLA/ Jornalista)