Nova estrutura organizacional é proposta para a UFLA – debate será realizado no dia 29

campus ufla aéreaUma proposta de nova estrutura organizacional da UFLA, feita com o objetivo de dar suporte ao crescimento da infraestrutura física e ao desenvolvimento institucional no cenário nacional e internacional, foi elaborada e está sendo analisada pela comunidade acadêmica. A realização de estudos visando à reorganização institucional-administrativa da UFLA está prevista em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2011-2015). Uma sessão pública foi feita no dia 11 de dezembro de 2013 e uma nova sessão pública será realizada na próxima quarta-feira, 29 de janeiro de 2014.

No dia 29, a proposta será apresentada na Sala dos Conselhos (Reitoria) em três horários: das 9 às 12 horas; das 14 às 17 horas; e das 18 às 21 horas.

A proposta prevê um novo formato institucional para a UFLA, construída por uma comissão especial presidida pelo professor José Roberto Pereira (superintendente de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão) e composta pelos docentes Antônio Nazareno Guimarães Mendes (DAG), Júlio Neil Cassa Louzada (DBI), Magno Antônio Patto Ramalho (DBI), Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS), Carlos Eduardo Silva Volpato (DEG), João Domingos Scalon (DEX) e Wilson Magela Gonçalves (DAG), e pela servidora Marcela Barbosa Faria (Proplag).

A proposta de nova estrutura organizacional está fundamentada em grandes áreas do conhecimento científico, formando Faculdades ou Escolas.

As Faculdades ou Escolas serão estruturadas em Unidades Acadêmicas e Setores. Setor representa a especialização de uma área de conhecimento científico e tem relação direta com Ensino, Pesquisa e Extensão. O conjunto de três ou mais setores forma uma Unidade Acadêmica. Três cursos de graduação ou mais, e/ou pelo menos três programas de pós-graduação stricto sensu com suas respectivas Unidades Acadêmicas constituirão uma Faculdade ou Escola.

A proposta ainda descreve os institutos temáticos, formas de organização com foco no desenvolvimento de pesquisa e disseminação do conhecimento, de caráter interdisciplinar. Os institutos serão criados e regulamentados por meio de editais específicos. Nos institutos, docentes e pesquisadores de diferentes Unidades Acadêmicas poderão realizar pesquisas em parceria, sobre um tema específico.

De acordo com o presidente da comissão, a nova estrutura preparará a UFLA para o seu crescimento, para manter e ampliar sua qualidade institucional no ensino, na pesquisa e na extensão no contexto de mudanças do Estado.

Essa proposta foi apresentada detalhadamente para todos os chefes de Departamentos, Associação de Pós-Graduandos, Diretório Central de Estudantes, Sindicato dos Servidores da UFLA, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário, em reuniões específicas.

Saiba mais sobre a nova estrutura proposta visualizando este documento.