Divulgado resultado do processo seletivo de bolsista para o Lavrastec

lavrastecA Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA (ASSIE) informa o resultado da seleção de bolsista (mestre em Administração, Ciências Agrárias ou áreas afins e preferencialmente com experiência profissional na área de Gestão em Ciência e Tecnologia), de acordo com o Edital 02/2013 Lavrastec.

A seleção constituiu-se de análise do histórico escolar, Currículo Lattes, experiência profissional e entrevista. O bolsista irá trabalhar no projeto de implantação do Parque Cientifico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), conforme determinações do Edital.

Resultado:

Selecionada: Ludmila Pereira Aquino

Suplente 1: Débora Oliveira Daher

Suplente 2: Glei dos Anjos de Carvalho Castro

 

Amanda Castro – jornalista – Assessoria de Comunicação Inbatec/Nintec

 

Plano de inovação da UFLA é finalista no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação

Sherbets1O plano de inovação Iron Sherbets desenvolvido pela equipe da UFLA, foi o 5º colocado na disputa do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. O resultado foi divulgado no último dia 10, terça-feira.

Das 20 equipes inscritas inicialmente, com cerca de 100 estudantes no total, restaram 11 grupos na fase eliminatória. Desses, cinco planos de inovação foram escolhidos por júri técnico de especialistas e júri popular. As equipes desta edição participaram de um torneio composto por cinco etapas eliminatórias, a fim de oferecer aos participantes oportunidades práticas de aprendizado sobre empreendedorismo e inovação, por meio da transformação de uma ideia em um plano de inovação.

O Iron Sherbets é uma mistura base em pó para formulação de sobremesa semelhante ao sorvete, com baixo teor de açúcar e gordura. Produzido a partir de frutas nacionais, é light, possui baixo teor calórico, é fortificado com ferro e combate a anemia ferropriva. Seu protótipo está pronto e a patente do produto já foi requerida. O grupo de pesquisadores responsável pelo seu desenvolvimento é integrado por: Kascilene Gonçalves Machado (Unifei), Rebeca Nonato Silva (UFLA), Tales Márcio de Oliveira Giarola (UFLA) e Tatiane Costa Leite (Unifei).

Na etapa final do Programa, uma banca de jurados composta por profissionais representativos da cadeia de inovação (governo, mercado e universidades) avaliaram os 5 planos finalistas a partir de apresentação feita pelas equipes.

A UFLA teve duas propostas entre as 11 semifinalistas: o Iron Sherbets e o Reabilite (software que simula intervenções no solo, para a reabilitação de áreas degradadas), comprovando que a inovação e o empreendedorismo na Universidade estão em amplo crescimento.

Apoio institucional

Para chegar à última fase, o Iron Sherbets passou por embates com outros planos produzidos na UFLA, contou com o apoio de especialistas e foi posto em votação para um júri técnico e outro popular. Esses júris votaram em um vídeo e também houve uma apresentação: a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e a TV Universitária apoiaram na criação do vídeo, ações de divulgação e no levantamento de informações estratégicas.

O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação está em sua segunda edição. É realizado pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Simi e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e executado pelo Instituto Inovação.

Colaboração: Amanda Castro – jornalista. Foto: Marina Queiroz Comunicação

 

Conselho de Repúblicas promove campanha de doação para o Lar Augusto Silva

conselho de republicasDesde sua criação, em 2012, o Conselho de Repúblicas dos alunos da UFLA realizam projetos que visam ao bem comum das repúblicas e projetos sociais. Este ano, o Conselho decidiu ajudar o Lar Augusto Silva promovendo uma competição entre as repúblicas membros. O objetivo é arrecadar o máximo de produtos; a república vencedora poderá retirar seu prêmio na Casa de Carnes Novilho de Ouro, que está apoiando a iniciativa dos acadêmicos.

Como a atual demanda do Lar está nos produtos de higiene pessoal, como talco, hidratante e desodorante, entre outros, a competição será baseada no maior número de produtos de higiene pessoal arrecadados. Assim, os produtos foram pontuados e vencerá a república que conquistar a maior pontuação. O Conselho, que conta hoje com 19 repúblicas filiadas, espera arrecadar cerca de 300 produtos a serem entregues no asilo. No momento da entrega, o Conselho irá realizar uma confraternização com os integrantes do asilo.

Mais informações podem ser obtidas com Fernanda Carnetta, presidente do Conselho das Repúblicas pelo e-mail nandac1993@hotmail.com.

 Colaboração: Amanda Castro – jornalista

 

UFLA tem duas pesquisas contempladas no Prêmio Capes de Tese 2013

Prêmio Capes Teses 2013A solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese 2013 foi realizada no dia 10, em Brasília. Mais uma vez, a Universidade Federal de Lavras foi representada nessa premiação, com uma tese do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica agraciada na categoria Ciências Agrárias I e outra, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, recebendo uma menção honrosa na área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros.

A tese premiada a área de Ciências Agrárias I intitula-se “Aplicação da lama vermelha como catalisador em processos oxidativos/redutivos”, de autoria de Eliane Cristina de Resende. Ela foi orientada pelo professor Mário César Guerreiro.

O pesquisador Guilherme Oberlender recebeu a menção honrosa na área de Zootecnia/Recursos pesqueiros pela sua tese IGF-I no fluido folicular utilizado na maturação e fecundação in vitro em suínos”, feita sob orientação do professor Luis David Solis Murgas e coorientação dos professores Márcio Gilberto Zangeronimo e Mônica Rodrigues Ferreira Machado. Ambas as teses foram defendidas em 2012.

O evento foi realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e do ministro interino da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, entre outras autoridades.

O Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese de doutorado em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes, aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, além de distinção aos respectivos orientadores, coorientadores e programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.
Nesta edição, das 645 teses de doutorado defendidas em 2012 que foram inscritas por programas de pós-graduação de 80 instituições, 48 foram selecionadas, sendo elas de 21 instituições.

Tradição na UFLA

Desde que o prêmio foi instituído, em 2005, a UFLA sempre esteve representada. Veja o histórico das teses que receberam distinção:

  • 2006: Autor: Giuliano Marchi – Orientador: professor Luiz Roberto Guimarães – Programa de Pós-Graduação em Agronomia (DAG)
  • 2007: Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale – Orientador: professor Robson Amâncio – Programa de Pós-Graduação em Administração (DAE)
  • 2008: Autor: Mônica Juliani Zavaglia Pereira (indicada ao Prêmio) – Orientador: professor Magno Antonio Patto Ramalho – Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (DBI) e Autora: Kelen Cristina dos Reis – Orientadora: professora Joelma Pereira – Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (DCA)
  • 2009: Autor: Ederson da Conceição Jesus – Orientadora: professora Fátima Maria de Souza Moreira – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (DCS)
  • 2010: Autor: Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros – Orientador: professor Ricardo Magela de Souza e coorientadores, professores José da Cruz Machado (UFLA), Paul Pare (Texas Tech) e Alan Pomella (iniciativa privada) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia
  • 2011: Autor: Iara do Rosário Guimarães – Orientador: professor Luiz Carlos Alves de Oliveira – Pós-Graduação em Agroquímica (DQI/UFLA)
  • 2012: Autor: Sílvio Junio Ramos – Orientação: Valdemar Faquin e coorientação dos professores Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS/UFLA) e Li Li (Cornell University, EUA) – Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo (DCS/UFLA) e Autora: Maria Cristina Silva (Menção Honrosa) – Orientação: professora Angelita Duarte Corrêa (DQI/UFLA) – Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (vencedora do Prêmio Capes-Vale de Sustentabilidade).