UFLA tem duas pesquisas contempladas no Prêmio Capes de Tese 2013

Prêmio Capes Teses 2013A solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese 2013 foi realizada no dia 10, em Brasília. Mais uma vez, a Universidade Federal de Lavras foi representada nessa premiação, com uma tese do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica agraciada na categoria Ciências Agrárias I e outra, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, recebendo uma menção honrosa na área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros.

A tese premiada a área de Ciências Agrárias I intitula-se “Aplicação da lama vermelha como catalisador em processos oxidativos/redutivos”, de autoria de Eliane Cristina de Resende. Ela foi orientada pelo professor Mário César Guerreiro.

O pesquisador Guilherme Oberlender recebeu a menção honrosa na área de Zootecnia/Recursos pesqueiros pela sua tese IGF-I no fluido folicular utilizado na maturação e fecundação in vitro em suínos”, feita sob orientação do professor Luis David Solis Murgas e coorientação dos professores Márcio Gilberto Zangeronimo e Mônica Rodrigues Ferreira Machado. Ambas as teses foram defendidas em 2012.

O evento foi realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e do ministro interino da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, entre outras autoridades.

O Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese de doutorado em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes, aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, além de distinção aos respectivos orientadores, coorientadores e programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.
Nesta edição, das 645 teses de doutorado defendidas em 2012 que foram inscritas por programas de pós-graduação de 80 instituições, 48 foram selecionadas, sendo elas de 21 instituições.

Tradição na UFLA

Desde que o prêmio foi instituído, em 2005, a UFLA sempre esteve representada. Veja o histórico das teses que receberam distinção:

• 2006: Autor: Giuliano Marchi – Orientador: professor Luiz Roberto Guimarães – Programa de Pós-Graduação em Agronomia (DAG)
  • 2007: Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale – Orientador: professor Robson Amâncio – Programa de Pós-Graduação em Administração (DAE)
  • 2008: Autor: Mônica Juliani Zavaglia Pereira (indicada ao Prêmio) – Orientador: professor Magno Antonio Patto Ramalho – Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (DBI) e Autora: Kelen Cristina dos Reis – Orientadora: professora Joelma Pereira – Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (DCA)
  • 2009: Autor: Ederson da Conceição Jesus – Orientadora: professora Fátima Maria de Souza Moreira – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (DCS)
  • 2010: Autor: Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros – Orientador: professor Ricardo Magela de Souza e coorientadores, professores José da Cruz Machado (UFLA), Paul Pare (Texas Tech) e Alan Pomella (iniciativa privada) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia
  • 2011: Autor: Iara do Rosário Guimarães – Orientador: professor Luiz Carlos Alves de Oliveira – Pós-Graduação em Agroquímica (DQI/UFLA)
  • 2012: Autor: Sílvio Junio Ramos – Orientação: Valdemar Faquin e coorientação dos professores Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS/UFLA) e Li Li (Cornell University, EUA) – Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo (DCS/UFLA) e Autora: Maria Cristina Silva (Menção Honrosa) – Orientação: professora Angelita Duarte Corrêa (DQI/UFLA) – Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (vencedora do Prêmio Capes-Vale de Sustentabilidade).