Plano de inovação da UFLA é finalista no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação

Sherbets1O plano de inovação Iron Sherbets desenvolvido pela equipe da UFLA, foi o 5º colocado na disputa do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. O resultado foi divulgado no último dia 10, terça-feira.

Das 20 equipes inscritas inicialmente, com cerca de 100 estudantes no total, restaram 11 grupos na fase eliminatória. Desses, cinco planos de inovação foram escolhidos por júri técnico de especialistas e júri popular. As equipes desta edição participaram de um torneio composto por cinco etapas eliminatórias, a fim de oferecer aos participantes oportunidades práticas de aprendizado sobre empreendedorismo e inovação, por meio da transformação de uma ideia em um plano de inovação.

O Iron Sherbets é uma mistura base em pó para formulação de sobremesa semelhante ao sorvete, com baixo teor de açúcar e gordura. Produzido a partir de frutas nacionais, é light, possui baixo teor calórico, é fortificado com ferro e combate a anemia ferropriva. Seu protótipo está pronto e a patente do produto já foi requerida. O grupo de pesquisadores responsável pelo seu desenvolvimento é integrado por: Kascilene Gonçalves Machado (Unifei), Rebeca Nonato Silva (UFLA), Tales Márcio de Oliveira Giarola (UFLA) e Tatiane Costa Leite (Unifei).

Na etapa final do Programa, uma banca de jurados composta por profissionais representativos da cadeia de inovação (governo, mercado e universidades) avaliaram os 5 planos finalistas a partir de apresentação feita pelas equipes.

A UFLA teve duas propostas entre as 11 semifinalistas: o Iron Sherbets e o Reabilite (software que simula intervenções no solo, para a reabilitação de áreas degradadas), comprovando que a inovação e o empreendedorismo na Universidade estão em amplo crescimento.

Apoio institucional

Para chegar à última fase, o Iron Sherbets passou por embates com outros planos produzidos na UFLA, contou com o apoio de especialistas e foi posto em votação para um júri técnico e outro popular. Esses júris votaram em um vídeo e também houve uma apresentação: a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e a TV Universitária apoiaram na criação do vídeo, ações de divulgação e no levantamento de informações estratégicas.

O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação está em sua segunda edição. É realizado pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Simi e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e executado pelo Instituto Inovação.

Colaboração: Amanda Castro – jornalista. Foto: Marina Queiroz Comunicação