UFLA conta com Centro de Prevenção e Reabilitação Esportiva

centro de reabilitaçãoHá cerca de um mês, está em funcionamento o Centro de Prevenção e Reabilitação Esportiva, no Departamento de Educação Física da UFLA (DEF). O Centro, que funciona no Ginásio Poliesportivo da Universidade, oferece a docentes, técnicos administrativos e estudantes (com prioridade para atletas em competição) tratamento fisioterápico ortopédico e de reabilitação esportiva.

Membros da comunidade acadêmica podem usufruir dos serviços prestados desde que apresentem um encaminhamento, diagnóstico médico que recomende o tratamento. No Centro, são feitos avaliações e exames preliminares antes do tratamento fisioterápico.

O treinamento funcional, etapa que pode ocorrer com a participação dos estudantes de educação físico, poderá apresentar objetivos específicos, como ganho da capacidade aeróbica ou fortalecimento de musculatura.

A possibilidade de trabalho interdisciplinar entre fisioterapia e educação física foi enaltecida pelo coordenador do projeto, professor Marco Antonio Gomes Barbosa: “O papel do educador físico na prevenção de lesões é fundamental”. Além do professor, o espaço conta com três monitores, que auxiliam no trabalho de reabilitação esportiva.

O resultado do Centro, além do atendimento extensionista, é a geração de pesquisa. Para o coordenador, o Centro poderá ser utilizado para explicitar, em laboratório, situações teorizadas na sala de aula, com os tratamentos servindo como casos para estudo. O Centro está ligado ao Grupo de Estudos em Pesquisa em Ergonomia e Biomecânica (Gepeb), registrado no CNPq, e possui apoio do DEF.

Para funcionar regularmente, o Centro está registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e possui como fisioterapeuta responsável o professor Marco Antonio Barbosa, que se graduou nessa área e em Educação Física.