Faepe oferece cursos de inglês para novas turmas – inscreva-se

inglês-FaepeNo dia 17 de fevereiro de 2014, terão início novas turmas dos cursos de inglês promovidos pela Faepe. Com o objetivo de proporcionar aos alunos um aprendizado rápido e seguro, serão oferecidas turmas iniciante (beginner), pré-intermediário (pre-intermediate) e intermediário (intermediate).

O material didático tem como foco atender às necessidades de pessoas que tenham contato com estrangeiros, pois a ênfase do curso é a comunicação – o estudante aprenderá como ouvir e falar em inglês em vários tipos de situação.

O valor do curso varia de acordo com a turma e tipo de inscrição. O curso tem duração de 80 horas. Todas as informações sobre os horários e custos estão disponíveis em: http://www.faepecursos.ufla.br/?page_id=218.

 

Editora UFLA lança 13 títulos durante a Semana de 50 Anos de Federalização – veja fotos

IMG_2003Doze livros inéditos e uma terceira edição foram lançados na última quarta-feira, 4/12, em solenidade no Salão de Convenções. As obras foram escritas por docentes e discentes da Universidade Federal de Lavras, exceto o Concurso Literário 2012, e tiveram lançamento pela Editora UFLA.

O diretor da Editora, professor Renato Paiva, falou sobre o trabalho do setor neste ano: com os lançamentos do dia 4, o número de publicações editadas em 2013 chegou a 30. Esse número e ritmo de produção, segundo ele, são intensos para uma editora universitária.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, as publicações da Editora apresentam uma “síntese da qualidade da Universidade”, já que expõem a produção científica dos docentes. Ele ressaltou a importância em investir tanto em livros temáticos disciplinares quanto em culturais.

Em seguida, os autores/coordenadores/organizadores fizeram uma apresentação sobre as obras:

  • Cafeicultura de Precisão – Autores: Fábio Moreira da Silva e Marcelo de Carvalho Assis
  • Marketing: Uma Visão Brasileira – Organizador: Ricardo de Souza Sette
  • Doenças das Plantas Medicinais – Autores: Paulo Estevão de Souza e Fernando Pereira Monteiro
  • Princípios de Estrutura Eletrônica e Orbitais em Química Orgânica – Autores: Matheus Puggina de Freitas e Teodorico de Castro Ramalho
  • O Ecossistema Solo – Autores: Fátima Maria de Souza Moreira, Juvenil Enrique Cares, Ronald Zanetti e Sidney Luiz Stümer
  • Estatística Computacional em Java – Autor: Daniel Furtado Ferreira
  • Avaliação Informatizada e Validada da Aptidão Silvicultural das Terras dos Tabuleiros Costeiros Brasileiros para Eucalipto – Autores: Nilton Curi, Amaury de Carvalho Filho e Sebastião da Fonseca
  • Concurso Literário da UFLA 2012 – Coordenador: Silvério José Coelho
  • História da Praça do Largo de Forras: O Ponto de Encontro de Tiradentes – Autoras: Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Schirley Fátima Nogueira da Silva Cavalcante Alves e Cecília Souza Gontijo Garcia
  • História da Praça da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos: a Via Crucis de Congonhas – Autoras: Patrícia Duarte de Oliveira Paiva e Luiza de Castro Juste
  • Produção de Aguardente de Cana 3ª Edição – Autora: Maria das Graças Cardoso
  • Qualidade e Tecnologia de Ovos – Autores: Benedito Lemos de Oliveira e Daniela Duarte de Oliveira
  • Hidrologia: Princípios e Aplicações em Sistemas Agrícolas – Autores: Carlos Rogério de Mello e Antônio Marciano da Silva

As obras podem ser encontradas no site: http://www.livraria.editora.ufla.br/

 

Documentário sobre o planeta Vênus será apresentado neste sábado

venusNos anos de 2004 e 2012, o Sol, Vênus e a Terra se alinharam. Um documentário sobre esses eventos, intitulado O Trânsito de Vênus, será exibido neste sábado (7/12), às 19 horas, no Museu de História Natural – MHN, no Câmpus Histórico da UFLA.

Embora tenha ocorrido duas vezes em poucos anos, o fenômeno do alinhamento, conhecido como trânsito de Vênus, demorará mais de um século para ocorrer novamente. Sua compreensão auxilia no entendimento do Sistema Solar e ajuda cientistas na procura por vida em outros planetas.

A mostra é uma realização do projeto “A Magia da Física e do Universo”, que tem o apoio do Museu, Programa de Pós-Graduação em Física e das Pró-Reitorias: Praec, Proec, PRG, PRP.

Com informações de Natália Naves – bolsista Ascom/DEX

 

Fisiologia da reprodução de plantas cultivadas será tema de workshop internacional na UFLA – inscreva-se

workshop internacionalO Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas (LFMP) e o Núcleo de Estudos em Fisiologia Vegetal (NEF) organizam o I International Workshop on Functional Networks of Plant Reproductive Architecture. O evento será realizado na UFLA nos dias 11 e 12 de dezembro, no Anfiteatro Professor Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia – DBI).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste endereço, com valor diferenciado para estudantes de graduação, pós-graduandos e profissionais, bem como sócios do NEF.

Pioneiro no Brasil, o workshop terá a participação de palestrantes vindos de centros de pesquisa do Canadá México e Brasil, que apresentarão aos participantes novas tecnologias e tendências na geração de plantas transgênicas, no controle de transição floral e na reprodução de espécies vegetais.

O evento tem por objetivo promover a difusão e a atualização de conceitos em Fisiologia da Reprodução de plantas cultivadas para graduandos e pós-graduandos, pesquisadores, professores e profissionais atuantes na área, além de promover o intercâmbio e a transferência de conhecimentos científicos e biotecnológicos na linha de Fisiologia da Reprodução de Plantas entre pesquisadores dos países participantes.

Espera-se a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas de Fisiologia Vegetal, Biotecnologia Vegetal, Biologia, Agronomia, Genética e áreas afins, bem como professores, pesquisadores e profissionais que trabalham com reprodução de plantas.

Veja a programação e mais informações no site: http://www.dbi.ufla.br/lfmp/workshop/.

 

UFLA conta com Centro de Prevenção e Reabilitação Esportiva

centro de reabilitaçãoHá cerca de um mês, está em funcionamento o Centro de Prevenção e Reabilitação Esportiva, no Departamento de Educação Física da UFLA (DEF). O Centro, que funciona no Ginásio Poliesportivo da Universidade, oferece a docentes, técnicos administrativos e estudantes (com prioridade para atletas em competição) tratamento fisioterápico ortopédico e de reabilitação esportiva.

Membros da comunidade acadêmica podem usufruir dos serviços prestados desde que apresentem um encaminhamento, diagnóstico médico que recomende o tratamento. No Centro, são feitos avaliações e exames preliminares antes do tratamento fisioterápico.

O treinamento funcional, etapa que pode ocorrer com a participação dos estudantes de educação físico, poderá apresentar objetivos específicos, como ganho da capacidade aeróbica ou fortalecimento de musculatura.

A possibilidade de trabalho interdisciplinar entre fisioterapia e educação física foi enaltecida pelo coordenador do projeto, professor Marco Antonio Gomes Barbosa: “O papel do educador físico na prevenção de lesões é fundamental”. Além do professor, o espaço conta com três monitores, que auxiliam no trabalho de reabilitação esportiva.

O resultado do Centro, além do atendimento extensionista, é a geração de pesquisa. Para o coordenador, o Centro poderá ser utilizado para explicitar, em laboratório, situações teorizadas na sala de aula, com os tratamentos servindo como casos para estudo. O Centro está ligado ao Grupo de Estudos em Pesquisa em Ergonomia e Biomecânica (Gepeb), registrado no CNPq, e possui apoio do DEF.

Para funcionar regularmente, o Centro está registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e possui como fisioterapeuta responsável o professor Marco Antonio Barbosa, que se graduou nessa área e em Educação Física.