Madame Curie é tema de documentário nesta sexta-feira (8)

madame curieNesta sexta-feira (8), o grupo Magia da Física e do Universo dará sequência ao ciclo de filmes “Biografia de Cientistas”, com a exibição do documentário “Madame Curie” (1943), que retrata a vida da célebre física Marie Curie. A exibição será no Museu de História Natural (MHN), às 16 horas, com entrada gratuita. O roteiro do filme é de Aldoux Huxley, com adaptação da biografia escrita por Eve Curie, filha de Marie.

Manya Sklodowska Curie ou Madame Curie, como ficou mundialmente conhecida, é certamente um dos personagens mais inspiradores da ciência. Nascida em uma Polônia sob dominação do império russo no séc. XIX, foi na França que essa mulher corajosa, independente, determinada, imbuída de um espírito guerreiro e de uma enorme paixão pela ciência conquistou seu lugar de direito entre os grandes pioneiros da teoria atômica, sendo a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física. Depois, isolar o rádio e o polônio, estabelecendo-os como novos elementos químicos, garantiu a ela o Nobel de Química de 1911, tornando-se a primeira pessoa a receber duas edições do Prêmio e a única a recebê-los em duas ciências diferentes.

A Magia da Física e do Universo é coordenado pelos professores José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Purgoa Rosso, do DEX (Departamento de Exatas) da Universidade Federal de Lavras, e conta com o apoio da PRAEC (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários), da PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura), PRP (Pró-Reitoria de Pesquisa), PRG (Pró-Reitoria de Graduação), do Museu de História Natural e da Pós-Graduação em Física.