Mestrado Nacional em Ensino de Física realizou Aula Magna

Aula Magna FísicaAlunos do programa, estudantes de outros cursos e docentes assistiram à Aula Magna do Mestrado Nacional em Ensino de Física, do polo UFLA. O evento foi realizado no dia 6, no Auditório do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

O professor Marcos Assunção Pimenta, pesquisador do Departamento de Física da UFMG e coordenador do Instituto de Nanomateriais do INCT/CNPq, foi convidado para ministrar a aula. Ele introduziu o conceito de nanomateriais e falou sobre o desenvolvimento tecnológico que levou à observação desses.

Antes, houve uma solenidade de abertura, com pronunciamento dos professores João Domingos Scalon (chefe do DEX), Tadayuki Yanagi Junior (pró-reitor Adjunto Stricto sensu) e Ulisses Azevedo Leitão (representando a coordenadora do Polo, professora Iraziet da Cunha Charret).

O professor Scalon chamou a atenção para o fato de que este é o segundo programa de pós-graduação em Física da UFLA: “Espero que em pouco tempo tenhamos um programa de doutorado na área”.

O professor Tadayuki ressaltou o avanço na pós-graduação da UFLA em todas as áreas do conhecimento e o empenho do grupo: “A área de Física dá suporte a vários cursos, o que gera sobrecarga dos professores da área e investimento de infraestrutura e tempo. O grupo está de parabéns por aceitar o desafio de implantar este programa”.

Já o professor Ulisses afirmou que o mestrado é o resultado de um esforço nacional para suprir a falta de profissionais qualificados. Ele também apresentou o professor Marcos Pimenta, destacando o grande impacto da sua produção.

Sobre o programa

O programa de Mestrado Nacional em Ensino de Física possui uma grade curricular fundamental unificada nacionalmente, com especificidades em cada um dos 21 polos. A UFLA é um dos dois polos mineiros e as aulas começaram nesse polo em 16 de agosto. O programa é voltado para professores de Física do Ensino Médio e Fundamental, coordenado pela Sociedade Brasileira de Física.

Informações sobre o curso:

Sociedade Brasileira de Física: www.sbfisica.org.br/~mnpef

Polo UFLA: http://www.prpg.ufla.br/mnpef/