Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas reuniu-se na UFLA

fórum bacias hidrográficasA 29ª reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), nos dias 5 e 6 de setembro. Os comitês fazem a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos, discutindo e deliberando sobre a gestão local das águas. São formados por representantes do poder público, sociedade civil e organizações usuárias de recursos hídricos. Minas Gerais possui 36 comitês de bacias hidrográficas – um para cada unidade de planejamento e gestão de recursos hídricos do Estado.

O encontro contou com a participação do coordenador do Fórum, Hideraldo Buch; reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mario Dantas; e da diretora de apoio aos comitês, Renata Araújo, representando o secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães.

fórum bacias hidrográficas 1Após a solenidade de abertura, o reitor apresentou a Instituição aos participantes, com a palestra: “Eco Universidade – Uma Universidade Socioambientalmente Correta”. Na palestra, foram apontados os marcos históricos da UFLA e o Plano Ambiental e Estruturante, que resultou em várias medidas socioambientais na UFLA, como a criação da Diretoria de Meio Ambiente.