UFLA faz parceria com instituições de ensino para planejar desenvolvimento regional

16.08 univásA Universidade Federal de Lavras se uniu a um grupo de instituições de ensino do Sul de Minas que, juntas, planejam ações para o desenvolvimento regional, ressaltando a área de maior atuação de cada instituição.

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), com a parceria da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e da UFLA promoverão três encontros temáticos com a presença de autoridades do governo estadual e federal, gestores e administradores das instituições, sendo os eventos abertos ao público e interessados nos temas de cada encontro.

A Univás é a sede do primeiro seminário, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no Anfiteatro da Univás, em Pouso Alegre, com o tema “Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País”. O evento terá como foco a saúde pública na região do Vale do Sapucaí, e para tanto, terá representantes do Ministério da Saúde.

Nos dias 25 e 26 de setembro, a Unifei é palco do segundo encontro, com o tema Tecnologia da Informação e Comunicação. Para impulsionar o desenvolvimento tecnológico na região, o evento contará com a presença também do Inatel.

Com o tema “Agronegócio”, o terceiro encontro será na UFLA, nos dias 24 e 25 de outubro, com o apoio também do Instituto Federal do Sul de Minas na organização. Esse encontro pretende contribuir com a expansão do agronegócio na região.

Para encerrar os encontros, haverá o principal evento, reunindo todas as instituições no seminário “Educação e Inovação Tecnológica a serviço do desenvolvimento do País” promovido pelo Inatel no dia 21 de novembro. O seminário, que será realizado no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, visa concluir as discussões dos encontros temáticos e apontar novas perspectivas e atividades para 2014.

Outras informações www.univas.edu.br

Marina Botelho – jornalista – bolsista/ASCOM