PET Administração realiza debate sobre a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

DSC08140Na quinta-feira (8), o PET Administração (Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da UFLA) promoveu o debate: “O papel da Administração na Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”. O evento contou com a participação de estudantes, professores e representantes do Núcleo de Acessibilidade da UFLA.

A primeira atividade foi uma palestra com a socióloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), Marta Gil, com o tema “Inclusão: transformações, conquistas, benefícios e desafios”.

Dando prosseguimento, no início da tarde, foi proferida a palestra “Inclusão e gestão do trabalho de pessoas com deficiência: quebrando paradigmas” pela psicóloga Michelli Godoi. A última apresentação expositiva foi realizada pela diretora de ações educacionais da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Lavras, Ellen Mirian Lopes Carvalho, com o tema “O tripé da Colocação de Pessoas com Deficiência Intelectual no Mundo do Trabalho”.

As atividades foram encerradas com uma mesa redonda com a temática: “Da inserção à inclusão: o trabalho de pessoas com deficiência nas organizações”, com a mediação da professora Mônica Cappelle (DAE/UFLA) e a participação do  doutorando em administração Daniel Mesquita; a diretora de ações educacionais da APAE, Ellen Carvalho; e o professor e tutor do PET Administração, Ricardo Sette.

De acordo com os integrantes do PET Izabela Moreira e Patrick Ferreira, o evento é o resultado de uma série de pesquisas realizadas pelo grupo juntamente com a APAE de Lavras, que sinalizou a falta de um evento voltado para a conscientização e para as pessoas com deficiência (PCD) acerca dos direitos e das oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Integrantes do PET Administração - organizadores do evento
Integrantes do PET Administração – organizadores do evento