Em visita à UFLA, professores das universidades de Auburn e PennState firmam parcerias

02.08 auburnOs professores dos Estados Unidos, Scott McElroy, da Auburn University e John Kaminski, da Penn State University, juntamente com o ex-aluno da UFLA e pós-graduando da Auburn University, Philipe Aldahir fizeram visita a UFLA nesta semana. Os três professores têm em comum a pesquisa na área de gramados esportivos, com ênfase em controle de plantas daninhas, controle de doenças, manejo e jogabilidade em campos para diferentes esportes como futebol, golfe e futebol americano, além de áreas para treinamento.

Na quarta-feira (31), os professores visitaram o Departamento de Agricultura (DAG), onde fizeram apresentações de suas universidades e suas áreas de pesquisas. Com a presença de docentes, discentes de graduação e pós-graduação, os professores americanos também apresentaram possibilidades de futuros intercâmbios com a UFLA.

Na sexta-feira (02), os professores ministraram uma palestra no Anfiteatro do Departamento de Administração (DAE), onde puderam falar mais especificamente sobre suas pesquisas e parcerias com a UFLA.

Professora Patrícia Paiva recepciona professores americanos no DAG

O professor Scott McElroy, que já faz sua terceira visita ao Brasil, falou sobre suas expectativas em relação às novas parcerias: “Estamos otimistas porque começamos a criar parcerias para conduzir pesquisas de interesses comuns e promover o treinamento de estudantes de pós-graduação. Queremos formar um sistema de colaboração em educação e pesquisa e compartilhar visitas, trazendo nossos estudantes para o Brasil e levando estudantes do Brasil para Auburn”.

Já o professor John Kaminski visita o país pela primeira vez, mas também se mostra otimista com a parceria com a PennState University: “Cada vez que você conhece novas universidades, você conhece novas pessoas e constrói sistemas colaborativos de pesquisa e intercâmbio. A maioria das universidades está tentando aumentar sua internacionalização, e nós também queremos fazer essas trocas. Queremos crescer rápido mas também que os estudantes possam ter experiências de intercâmbio, aprendendo novas técnicas, novas possibilidades.”

Philipe Aldahir formou-se na UFLA em 2009 e hoje está terminando seu PhD sob a orientação do professor McElroy, na Auburn University. Philipe ressaltou que foram muito bem recebidos na UFLA e que as parcerias que estão sendo firmadas agora serão de grande valor: “Estamos fazendo as parcerias não só para os intercâmbios, mas também para pesquisas”.

Texto: Marina Botelho – jornalista – bolsista/ASCOM