Estão abertas as inscrições para o I Simpósio Sul Mineiro de Fruticultura

01.08 nefrutNos dias 14, 15 e 16 de agosto será realizado o I Simpósio Sul Mineiro de Fruticultura, organizado pelo Núcleo de Estudos em Fruticultura (Nefrut), com o tema “Sustentabilidade, eficiência e qualidade na produção de frutas”. Serão abordados temas sobre o plantio direto de frutíferas; manejo de qualidade; gestão sustentável; produção integrada; viticultura e perspectivas. O evento será realizado no Anfiteatro de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A taxa de inscrição para o simpósio é de R$ 20,00 e todos podem participar. Durante o evento, haverá o minicurso “Plantio Direto de Plantas Perenes”, cujo valor a ser cobrado é de R$ 10,00.

O mercado

Em escala mundial, o mercado de frutas frescas e processadas movimenta aproximadamente US$ 90 bilhões/ano. Segundo o coordenador-geral do Nefrut, Pedro Tatu Maranha Peche, o simpósio irá “cativar os alunos e produtores de frutíferas da região”.

O ano de 2013 começou bem para os produtores brasileiros. Segundos dados divulgados pelo Sebrae, as exportações de frutas frescas tiveram alta de 9,84% em dólar no mês de janeiro e 1,42% em relação ao peso líquido (kg), comparado com o ano de 2012. O Brasil ocupa a terceira colocação no mercado mundial de produção, responsável por 11% das 350 milhões de toneladas que são colhidas anualmente.  Minas Gerais é o quarto maior produtor nacional.

Segundo dados divulgados pelo IBGE/LSPA, de 2000 até 2013 foram registrados um aumento em Minas Gerais na produção de banana e laranja, mas queda na de abacaxi e uva.

Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: (35) 9128-0548 ou pelo site http://www.nucleoestudo.ufla.br/nefrut/

Texto: Leonardo Assad – jornalista – bolsista/ASCOM/DCH