Ex-aluno da UFLA vence Prêmio Fundação Bunge categoria Juventude

Grande Júri do Prêmio Fundação BungeNa última sexta-feira (26), foram anunciados os agraciados do Prêmio Fundação Bunge 2013, após a reunião do grande júri, formado por representantes de entidades científicas e reitores das principais universidades brasileiras, realizada no Tribunal de Justiça de São Paulo. No colegiado, o assessor de Relações Interinstitucionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, representando a reitoria da Universidade.

Entre os agraciados da sua 58ª edição, na categoria Recursos Hídricos para a Agricultura – Juventude, o ex-aluno da UFLA Samuel Beskow, que cursou o Mestrado e o Doutorado no Programa de Pós-Gradução em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas.

O Prêmio Fundação Bunge foi criado há 58 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área. Para a edição 2013, a Fundação Bunge recebeu 179 indicações, um número recorde em 58 anos de existência.

A cerimônia de premiação será realizada em outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão R$ 135 mil cada um (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil (categoria Juventude), além de diplomas e medalhas.

Para o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, é um orgulho para a UFLA ter um ex-aluno, de mestrado e doutorado, entre os homenageados. Para ele, a premiação também destaca a contribuição da Universidade na formação de profissionais competentes e diferenciados.

Pesquisa premiada

Samuel Beskow é gaúcho, da cidade de Pelotas e tem 31 anos. É formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, possui mestrado em Engenharia Agrícola na área de Irrigação e Drenagem e doutorado em Engenharia Agrícola na área de Engenharia de Água e Solo, ambos pela UFLA. Seu doutorado foi realizado na modalidade “sanduíche”, na Purdue University, dos Estados Unidos e seu pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Beskow tem significativa importância para o crescimento da área de pesquisa em Engenharia de Água e Solo. Seus trabalhos de mestrado e doutorado tiveram como temas, respectivamente, “a estimativa das perdas de água em sistemas de irrigação por aspersão” e “a modelagem hidrológica de bacias em ambiente SIG”. Em ambos os casos, destaca-se pela contribuição inovadora, pelo rigor científico e pela amplitude da aplicação de seus resultados. Como produto de sua tese de doutorado, Beskow criou um modelo de simulação hidrológica, que recebeu o nome de LASH, Lavras Simulation Hydrology.

Atualmente, é professor adjunto na área de hidrologia na Universidade Federal de Pelotas, onde coordena o Laboratório de Simulação Hidrológica e Processamento de Dados e também o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Já publicou diversos artigos e capítulos de livros e atua como revisor em vários periódicos nacionais e internacionais.

Com informações da CDN Comunicação Corporativa – Foto: Gerardo Lazzari