Reitor apresenta plano de expansão de cursos de graduação aos estudantes

Reitor apresenta impactos dos novos cursos de graduação aos estudantes da UFLA
Reitor apresenta impactos dos novos cursos de graduação aos estudantes da UFLA

Nessa quinta-feira (18), representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Associação de Pós-Graduandos (APG), Centros Acadêmicos (CAs) e estudantes vinculados aos núcleos de estudos e empresas juniores participaram de reunião com o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, para apresentação do plano de expansão dos cursos de graduação.

O reitor apresentou os investimentos e impactos esperados com a instalação de cinco novos cursos de graduação: Medicina, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Scolforo ressaltou que a inserção em novas áreas fortalecerá a instituição como todo, sem descaracterizá-la em áreas em que já é referência.

Para 2013 e 2014, estão previstos investimentos na UFLA na ordem de 100 milhões de reais, incluindo grandes empreendimentos como o Parque Tecnológico e Científico de Lavras e o Complexo de Esporte de Alto Rendimento, além da reestruturação dos cursos já existentes, em infraestrutura, equipamentos e critérios de acessibilidade. Para os cursos de Engenharia e Medicina, estão previstos investimentos iniciais de 24 milhões em infraestrutura e 15 milhões em equipamentos.

O objetivo da reunião foi o de informar aos estudantes as diretrizes do planejamento estratégico da Universidade, reforçando que a expansão será sempre acompanhada de critérios de qualidade, além de se buscar um equilíbrio entre os investimentos em novos cursos e nos já consolidados.

Scolforo anunciou que já estão garantidos investimentos para a construção do terceiro bloco do Alojamento Estudantil, ampliação da Biblioteca Universitária (infraestrutura e acervo bibliográfico), ampliação e modernização das áreas de convivência e cantinas, novas salas de aula, novo Data Center, reestruturação do trânsito e estacionamentos, aquisição de um ônibus articulado (apelidado de Mamute), além da duplicação da capacidade de atendimento do Restaurante Universitário (RU).

No final da reunião, após responder aos questionamentos dos estudantes, o reitor convidou um representante do DCE e um da APG para fazerem parte das comissões de implantação dos novos cursos.