II Jornada de Marketing e Comportamento do Consumidor aborda marketing em alimentos

05.07 jornada de marketingComo se comunicar num mercado de alimentos em constante transformação? Como compreender os desejos dos novos consumidores? Como inserir sua empresa neste mercado altamente exigente e repleto de desafios?

Este será o tema principal da II Jornada de Marketing e Comportamento do Consumidor: marketing em alimentos, que será realizado nos dias nos dias 9 e 10 de julho, no Salão de Convenções da UFLA, com a organização do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (Gecom – Departamento de Administração e Economia/DAE) e o Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial (Nenp – Departamento de Ciência dos Alimentos/DCA).

O “Marketing em Alimentos” será o tópico principal deste segundo evento, envolvendo tópicos ligados à inovação no marketing e desenvolvimento de novos produtos e conceitos. O objetivo é aproximar os atuais e futuros profissionais de marketing e engenheiros de alimentos, discutindo perspectivas e tendências desta importante área.

Entre os temas abordados, o mercado de cervejas artesanais e gourmet, desenvolvimento de novos produtos, Shopper marketing e comunicação com consumidores. As palestras serão ministradas por profissionais de referência em cada temática. Consulte a programação.

As inscrições podem ser realizadas na Cantina Central, sala do Gecom – Bloco III – DAE e Secretaria do PPGA – Bloco III – DAE, ou pelo e-mail: jornadademarketing@gmail.com

Contexto

O mercado de alimentos no Brasil é um gigante em transformação. Segundo dados do IBOPE, cada brasileiro deverá gastar até o fim do ano R$ 2.839,21 com alimentação no próprio domicílio. Serão movimentados na economia mais de R$ 466 bilhões em 2013 em alimentação dentro do lar. Na alimentação fora do lar o crescimento também é muito forte. Segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), mais de 30% das vendas da indústria de alimentos no mercado interno são direcionados ao Food Service, que continua crescendo a taxas superiores a 12% ao ano, tendo movimentado R$ 100,5 bilhões em 2012.

Os consumidores também estão mudando. Mais de 35 milhões de brasileiros ascenderam á classe média nos últimos anos, com novos desejos, necessidades e buscando sua linguagem própria nas estratégias de marketing das empresas. Já o mercado de produtos gourmet e especiais experimenta novo impulso, com consumidores mais exigentes e buscando altos níveis de diferenciação, como no caso dos cafés especiais, cervejas artesanais e produtos de luxo.

Organização

O Gecom foi fundado no ano de 2010, tem como coordenadores os professores Daniel Carvalho de Rezende e Ricardo de Souza Sette (DAE/UFLA). O grupo desenvolve estudos integrados na área de Marketing e Comportamento do Consumidor, contando com a participação de estudantes de graduação e iniciação científica, mestrado e doutorado, além de mestres, doutores e professores da UFLA e de outras instituições.

O Nenp é um grupo de estudos que trabalha na prática o desenvolvimento de novos produtos, buscando parcerias com empresas e centros tecnológicos através de projetos de extensão. O Nenp foi criado em 2009 e atualmente conta com uma equipe de 20 membros, orientados pelo professor João de Deus Souza Carneiro (DCA/UFLA).

Informações: Prof. Paulo Henrique Leme – Gecom (35) 3829.1548 e-mail: phleme@dae.ufla.br

Ximene Martins – Nenp e-mail: xymenne@gmail.com