Professor do DEG ministra palestra em Congresso de Aviação Agrícola

27.06 aviaçãoO professor do Departamento de Engenharia (DEG), Wellington Pereira Alencar de Carvalho, participa do Congresso Nacional de Aviação Agrícola, realizado em Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 26 a 28 de junho, ministrando a palestra “Avanços em equipamentos usados pela aviação agrícola”. O evento reúne pesquisadores e empresários da área de aviação agrícola. Um dos destaques do congresso será o lançamento nacional de dois importantes projetos da área, com participação da UFLA.

Um desses projetos é o Projeto de Certificação de Aviação Agrícola, desenvolvido pela UFLA em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e com a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), voltado para empresas de aviação agrícola e operadores aeroagrícola privados.

De acordo com o professor Wellington Carvalho, um dos desenvolvedores da proposta: ”O objetivo do projeto é incentivar a capacitação e qualificação dos responsáveis pela aplicação aérea de defensivos, bem como melhorar a qualidade das aplicações aéreas de defensivos, reduzindo os riscos de danos ao meio ambiente.”

O Projeto de Certificação de Aviação Agrícola estará disponível a partir do segundo semestre de 2013 e ocorrerá em três níveis. O primeiro nível diz respeito à avaliação de documentação e dos aspectos legais da operação. O segundo nível certifica a qualificação tecnológica do participante do programa, através da aprovação em curso de capacitação. Já o terceiro nível certificará equipamentos e instalações.

Há grande expectativa em relação à iniciativa, como aponta o coordenador geral do programa, professor Ulisses Rocha Antuniassi, da Unesp: “Trata-se de uma demanda antiga do setor. Por se tratar de um programa privado de certificação, esta ação aponta para o caminho da autorregulamentação do mercado de pulverizações aéreas, como já ocorre em diversos segmentos da sociedade. E o fato de ser operacionalizado por universidades públicas confere a necessária credibilidade e imparcialidade ao processo”.

Outro destaque é o lançamento do Projeto de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), intitulado “Desenvolvimento da Aplicação Aérea de Agrotóxicos como Estratégia de Controle de Pragas Agrícola de Interesse Nacional”. O professor Wellington Carvalho ressaltou a importância do projeto: “Além da contribuição da pesquisa ao segmento, representa também uma oportunidade de integração e divulgação da nossa universidade nos processos de aplicação por via aérea.”

Texto: Marina Alvarenga Botelho – jornalista bolsista/ASCOM