Estudante de Ciência da Computação da UFLA cria blog voltado para educação inclusiva e acessibilidade

18.06 sopa de númerosEm 2010, quando cursava a licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a estudante Débora Rossini criou o blog “Sopa de Números na Educação Inclusiva”, tendo como foco a educação Inclusiva e a acessibilidade. O que antes era apenas uma exigência acadêmica, passou a ser uma atividade regular da estudante, atualmente graduanda em Ciência da Computação.

A ideia do blog surgiu de um projeto de desenvolvimento de tecnologias assistivas, sob a orientação do professor José Monserrat Neto (DCC/UFLA). Agora, a manutenção do blog é uma iniciativa da estudante, que mantém postagens com diversos temas, em linguagem acessível, convidando os leitores que têm algum tipo de deficiência visual a quebrar as barreiras tecnológicas para uma educação mais inclusiva.

O público-alvo é o universitário, mas, segundo a estudante, o conteúdo também poderia ser adaptado para o Ensino Médio. Ela conta que vários deficientes visuais participam do blog com comentários e sugestões. Mas o conteúdo não é exclusivo aos portadores de deficiências, mas também é direcionado aos demais estudantes e professores para que o conhecimento das limitações favoreça uma melhor convivência entre eles.

Entre os tópicos colocados em debate, Débora Rossini destaca as tecnologias assistivas, como softwares e hardwares de auxílio educacional a pessoas com deficiência visual. Mas também há conteúdos de interesse social e até bom humor, como a rotina de um calouro com deficiência na Universidade e os desafios da vida em república, o que a estudante chama de “Guia do calouro no mundo não visual”.

A estudante participa do Núcleo de Acessibilidade da UFLA e comemora alguns avanços nos últimos anos.  Entre eles, a própria criação do Núcleo, como espaço de discussão e proposição de políticas institucionais, a criação do serviço de monitoria específica de apoio ao deficiente visual, a criação de cursos de capacitação na Biblioteca Universitária e a criação de uma sala especial com computadores adaptados e impressora em braille.

Depois do blog “Sopa de Números”, Débora Rossini lançou uma página no facebook para debater e trocar ideias acerca da Síndrome de Irlen, que é um distúrbio oftalmológico ainda pouco conhecido e muitas vezes confundido como distúrbio de aprendizado. Portadora dessa síndrome, a estudante descobriu e compartilha informações e tecnologias especiais, como óculos e placas de acetato para a leitura no computador que podem contribuir para a qualidade de vida de quem sofre desse distúrbio.

Para acessar o blog clique em http://sopadenumerosecalculos.blogspot.com.br/

Para acessar a página Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen clique Aqui