Hoje (17) é o último dia para inscrição no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – etapa nacional

Os interessados em participar da seleção para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) devem se inscrever até hoje (17/6/2013) para a primeira fase do processo, a Prova Escrita Nacional. A inscrição deve ser efetuada no endereço eletrônico http://www.sbfisica.org.br/mnpef, e tem o valor de R$ 50,00. A prova será realizada no dia 23/6, nos polos.

Outro prazo que deve ser observado pelos candidatos é o da inscrição no polo UFLA. Até o dia 5/7/2013, é preciso enviar, para a Secretaria da Pós-Graduação do Departamento de Ciências Exatas (DEX), uma série de documentos (veja a relação no edital para o polo UFLA). Entre eles, um memorial escrito, contendo sua trajetória profissional e um plano de trabalho a ser desenvolvido no mestrado, em conformidade com alguma das áreas de trabalho disponíveis no polo UFLA.

Além da Prova Escrita Nacional, haverá uma Prova de Defesa do Memorial. Essa também será realizada na UFLA, em data e local a serem divulgados. O candidato deverá discorrer oralmente sobre sua trajetória profissional e sobre o plano de trabalho a ser desenvolvido no mestrado.

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa coordenada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e tem como objetivo capacitar em nível de mestrado um grande número de professores da Educação Básica. O início das aulas está previsto para agosto de 2013; os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Pós-Graduação do DEX.

Linha de pesquisa do polo UFLA

No polo UFLA, os mestrandos irão desenvolver a linha de pesquisa Física na Educação Básica, propondo produtos e processos, e atualizações do currículo de Física para o Ensino Fundamental e Médio, na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

Área de Trabalho 1: Ensino de Física e a relação com as demais disciplinas

Área de Trabalho 2: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no Ensino de Física

Área de Trabalho 3: Experimentação no Ensino de Física

Área de Trabalho 4: Introdução de temas de Física Contemporânea no Ensino de Física

Área de Trabalho 5: Introdução de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física

Área de Trabalho 6: Metodologias de ensino e processos avaliativos

Área de Trabalho 7: Educação inclusiva para o Ensino de Física

 

Acesse aqui o Edital Nacional.

Acesse aqui o Edital do Polo UFLA.

Veja mais informações sobre o mestrado nessa página.