Publicação internacional de professor da UFLA sobre energia elétrica tem elevado número de downloads

03.06 livro IntechInformações e estatísticas sobre a qualidade da energia elétrica é o assunto central de um dos capítulos do livro “Power Quality“, de autoria do professor Danton Ferreira, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA). A publicação internacional está disponibilizada na versão on-line pela Editora Intech, tendo como editor Andreas Eberhard.

A publicação tem acesso livre e reúne autores de diversos países e instituições que se dedicam ao tema. O professor Danton foi parabenizado pela editora Intech devido ao impacto alcançado pelo capítulo de sua autoria, que ultrapassou o número expressivo de seis mil downloads. O Capítulo intitulado Exploiting Higher-Order Statistics Information for Power Quality Monitoring teve a maioria dos acessos de internautas da Índia, Estados Unidos e China, Japão e Brasil.

Na UFLA, o professor Danton desenvolve métodos baseados em inteligência computacional e processamento estatístico de sinais para o monitoramento da energia elétrica. De 2008 a 2010, ele publicou artigos em revistas científicas brasileiras e internacionais e participou de conferências sobre o assunto, chamando a atenção do editor Andreas Eberhard que propôs o capítulo na publicação. O texto tem a coautoria dos professores Cristiano Marques e José Seixas (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Augusto Cerqueira, Moisés Ribeiro e Carlos Duque (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF).

Eles propõem a aplicação de ferramentas de processamento de sinais e inteligência computacional para reduzir os prejuízos dos distúrbios elétricos, sendo um desses distúrbios conhecidos popularmente como “apagões”. Para isso, sugerem o uso de informações de estatísticas de ordem superior (EOS), extraídas dos sinais elétricos (tensão e corrente), para a construção de sistemas de detecção e classificação de distúrbios elétricos. Eles demostraram ser possível o desenvolvimento de sistemas que são pouco afetados pelas variações do nível de ruído nos sinais elétricos, por meio de um método de monitoramento da qualidade de energia elétrica passível de aplicações em tempo real.

O professor Danton explica que a qualidade de energia elétrica (QEE) está relacionada com a qualidade dos sinais de tensão e corrente elétrica fornecidas pela concessionária de energia elétrica, ou seja, ter qualidade de energia elétrica implica em sinais de tensão e corrente puramente senoidais. Logo, qualquer anormalidade nestes sinais é chamada de distúrbios elétricos e caracteriza a não qualidade de energia elétrica. Por exemplo, o popular “apagão” caracteriza uma anormalidade conhecida tecnicamente por interrupção de tensão, que é um dos vários tipos de distúrbios elétricos.

“Estes distúrbios geram graves danos aos consumidores e às fornecedoras de energia elétrica, que podem advir desde a queima ou mesmo a redução da vida útil dos equipamentos até batalhas judiciais”, enfatiza, lembrando que as causas dessas anormalidades são inúmeras, entre elas, o uso cada vez mais intenso de equipamentos que exigem cargas elétricas cada vez mais elevadas, e o uso também cada vez mais intenso de cargas com características não lineares.

Acesse o texto completo aqui