Colóquio da Física aborda legado de Marie Curie

18.03 marie curieNesta quarta-feira (20), o projeto Colóquios da Física apresenta uma abordagem sobre a trajetória de Marie Curie e sua influência na Física atual. A palestra será ministrada pela professora Renata Zukanovich Funchal, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Manya Sklodowska Curie ou Madame Curie, como ficou mundialmente conhecida, é certamente um dos personagens mais inspiradores da ciência. Nascida em uma Polônia sob dominação do império russo no séc. XIX, foi na França que essa mulher corajosa, independente, determinada, imbuída de um espírito guerreiro e de uma enorme paixão pela ciência conquistou seu lugar de direito entre os grandes pioneiros da teoria atômica.

Renata Funchal apresenta o legado científico de Madame Curie como extremamente significativo. Ela cita a participação da cientista na descoberta da radioatividade natural, que inaugurou uma nova era na Física e estabeleceu algumas das bases da teoria atômica. Tal descoberta está também relacionada ao início de vários novos campos da Física, da Física Atômica, da Física Nuclear e da Física de Partículas Elementares.

“Sua força de trabalho e perseverança fizeram com que ela conseguisse um intento espetacular para a época: isolar o rádio e o polônio estabelecendo-os como novos elementos químicos. Obteve por essas descobertas o Nobel de Química de 1911, tornando-se a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel e a única a recebê-los em duas ciências diferentes!”, enfatiza Renata Funchal.

Além do legado para a ciência, a palestra deverá enfocar as ações de Marie Curie contra a xenofobia e o preconceito de gênero, abrindo caminho para diversas gerações de cientistas mulheres que a sucederam.

Data: 20/3/2013 (quarta-feira)

Local: Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX)