Programa Minas Leite é apresentado a docentes da UFLA

O Programa Estadual da Cadeia Produtiva de Leite (Minas Leite) foi apresentado a professores da UFLA em uma reunião realizada no dia 8 de março, no Departamento de Engenharia (DEG). Esse foi o segundo encontro entre representantes do programa e docentes da Universidade e o objetivo foi a apresentação das características e resultados que o Minas Leite obteve.

O assessor especial do programa Rodrigo Puccini Venturin e o subsecretário de Agronegócio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) Baldonedo Arthur Napoleão participaram da reunião, apresentando o Minas Leite. Como objetivos, o programa busca reestruturar a cadeia produtiva, incentivar a industrialização e agregar valor ao leite, buscando melhorar a qualidade de vida do produtor.

A proposta de parceria com a UFLA está em fase de discussão, porém, a Universidade tem condições de oferecer subsídios técnicos para possibilitar melhorias no programa, em diversas áreas – por isso, participaram professores dos Departamentos de Engenharia, Zootecnia, Ciência dos Alimentos, Agricultura e Medicina Veterinária.

Presente na reunião, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor Nilson Salvador, destacou a importância da integração entre instituições de várias esferas em prol do produtor: “A transferência de tecnologia é um grande desafio e a Universidade tem condições de fornecer informações relevantes. Portanto, essa integração entre os segmentos municipal, estadual e federal poderá proporcionar esse fornecimento de informações e é extremamente benéfica, porque visa à rentabilidade, qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão social”.

Nos próximos encontros, devem ser debatidas as formas de contribuição da UFLA ao programa e a formalização da parceria. O Minas Leite foi lançado em 2005, sob a coordenação da Seapa, em parceria com a Emater-MG e a Epamig.