Encontro Mineiro de Ensino de Línguas é aberto

O I Encontro Mineiro de Ensino de Línguas (Emel) foi aberto na noite de ontem, em cerimônia no Salão de Convenções da UFLA. O evento prossegue até o dia 16, com minicursos, conferências e apresentação de pôsteres que têm como objetivo socializar experiências pedagógicas e pesquisas acerca do trabalho com diferentes linguagens e do uso de tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de línguas.

Durante a abertura, a coordenadora do curso de Letras – Português (modalidade presencial), professora Helena Maria Ferreira, destacou o “empenho, responsabilidade e compromisso” dos participantes, que elaboraram 72 pôsteres e 27 comunicações.

A construção do Emel fez com que a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, se lembrasse da consolidação do curso de Engenharia Florestal, em que se graduou: “Enxergo na equipe organizadora do Emel a mesma vontade de criar um curso de qualidade, envolvimento e preocupação com a qualidade de formação, como outras turmas de cursos já consolidados”.

Representando o reitor da UFLA, o assessor para Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysostomo de Resende Junior, resgatou a criação do Departamento de Ciências Humanas da UFLA (DCH) e o empenho dos primeiros professores para criar os cursos de Letras e Filosofia. “E os eventos, que vêm sendo realizados com constância a partir de 2011, são iniciativas louváveis na busca por um ensino e um futuro melhores para profissionais da área”, ressaltou.

A primeira conferência foi com a professora da UFSC Dalva de Souza Lobo, com o tema Literatura em performance: nós na rede. Ainda na noite de ontem, houve a exibição de pôsteres no galpão de eventos, ao lado do Salão de Convenções.

O Emel é uma realização da UFLA, organizado pelos Colegiados do curso de Letras (Português/Inglês – modalidade presencial) e do curso de Letras (Português – modalidade a distância). Tem o apoio do DCH, Centro de Educação a Distância (Cead), Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Centro Vocacional Tecnológico.

Saiba mais sobre o evento no blog: http://uflaletras.blogspot.com.br/.