Dips divulga resultado de mudança interna de cursos – 2013/1

A Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips) divulgou hoje (15) o resultado do processo de mudança interna para o primeiro semestre letivo de 2013. O resultado, por curso e individual, pode ser acessado nesta página. Este processo disponibilizou 427 vagas em 16 cursos.

A mudança interna de curso de graduação é possível aos estudantes que atendam aos seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados na UFLA em cursos de graduação presenciais ou a distância; se encontram dentro do prazo mínimo de integralização curricular; tenham cursado, com aprovação, no mínimo 10% da carga horária total do curso de origem; devam cursar pelo menos 10% da carga horária estabelecida para o curso pretendido; e tenham coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) maior ou igual a 50 (cinquenta).

A seleção levou em conta o CRA (peso 60%), a porcentagem de créditos cursados com aprovação do currículo pleno do curso pretendido (20%) e o currículo (20%).

Até o dia 19, é possível interpor recurso contra o resultado. No dia 22, a Pró-Reitoria de Graduação da UFLA (PRG) divulgará o resultado dos recursos.

Informações sobre a matrícula poderão ser obtidas na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Acesse o edital e demais informações sobre o processo seletivo nesta página: http://www.dips.ufla.br/copese/pagDetail.asp?id=101&tipo=G.

 

Encontro Mineiro de Ensino de Línguas é aberto

O I Encontro Mineiro de Ensino de Línguas (Emel) foi aberto na noite de ontem, em cerimônia no Salão de Convenções da UFLA. O evento prossegue até o dia 16, com minicursos, conferências e apresentação de pôsteres que têm como objetivo socializar experiências pedagógicas e pesquisas acerca do trabalho com diferentes linguagens e do uso de tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de línguas.

Durante a abertura, a coordenadora do curso de Letras – Português (modalidade presencial), professora Helena Maria Ferreira, destacou o “empenho, responsabilidade e compromisso” dos participantes, que elaboraram 72 pôsteres e 27 comunicações.

A construção do Emel fez com que a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, se lembrasse da consolidação do curso de Engenharia Florestal, em que se graduou: “Enxergo na equipe organizadora do Emel a mesma vontade de criar um curso de qualidade, envolvimento e preocupação com a qualidade de formação, como outras turmas de cursos já consolidados”.

Representando o reitor da UFLA, o assessor para Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysostomo de Resende Junior, resgatou a criação do Departamento de Ciências Humanas da UFLA (DCH) e o empenho dos primeiros professores para criar os cursos de Letras e Filosofia. “E os eventos, que vêm sendo realizados com constância a partir de 2011, são iniciativas louváveis na busca por um ensino e um futuro melhores para profissionais da área”, ressaltou.

A primeira conferência foi com a professora da UFSC Dalva de Souza Lobo, com o tema Literatura em performance: nós na rede. Ainda na noite de ontem, houve a exibição de pôsteres no galpão de eventos, ao lado do Salão de Convenções.

O Emel é uma realização da UFLA, organizado pelos Colegiados do curso de Letras (Português/Inglês – modalidade presencial) e do curso de Letras (Português – modalidade a distância). Tem o apoio do DCH, Centro de Educação a Distância (Cead), Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Centro Vocacional Tecnológico.

Saiba mais sobre o evento no blog: http://uflaletras.blogspot.com.br/.

 

Leufla divulga resultados dos programas de bolsa

A Liga Esportiva da Universidade Federal de Lavras (Leufla) e a Coordenadoria de Esportes e Lazer divulgaram a lista dos candidatos selecionados nos programas de Bolsa de Monitoria Esportiva e Bolsa-Atleta. Os aprovados deverão comparecer à sede da Leufla de 18 a 19 de fevereiro para assinarem o termo de compromisso.

O programa de Monitoria Esportiva disponibilizou 37 vagas, distribuídas entre as 19 modalidades da Liga Esportiva. Já o programa Bolsa-Atleta ofereceu 18 vagas, distribuídas entre as modalidades coletivas e individuais.

O programa de Auxílio-Alimentação, com 160 vagas, terá sua seleção vinculada diretamente à comissão técnica de cada modalidade e será implantada no início de março, quando todas as modalidades já tiverem realizado as suas seletivas.

Todos os programas são administrados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), por meio da Coordenadoria de Esporte e Lazer, em colaboração com a Leufla.

Veja aqui a lista de aprovados no programa Bolsa-Atleta.

Veja aqui a lista de aprovados no programa de Monitoria Esportiva.

Veja aqui os editais e programas.