Semana da Diversidade Sexual recebe apoio do MinC

Atividade realizada durante a I Semana da Diversidade Sexual de Lavras

O Prêmio Agente Jovem de Cultura publicou, recentemente, os vencedores de seu edital de 2012. A lista apoia iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens de todo o País, com idade entre 15 a 29 anos, com o intuito de viabilizar a sua continuidade. Uma das propostas aprovadas partiu da UFLA: a Semana da Diversidade Sexual, realizada pelo grupo Urucum. A proposta foi enviada pelo estudante Thalles Martins Rodrigues, integrante do grupo.

No projeto enviado, Thalles argumentou: “Com o prêmio, será possível a realização de uma outra semana da diversidade sexual, abordando temas atuais e outros que repercutiram na anterior e que necessitam de um aprofundamento”. O apoio será utilizado com o intuito de mobilizar mais jovens e a administração da Universidade para a promoção do respeito à diversidade sexual e o combate à homofobia.

A I Semana da Diversidade Sexual de Lavras – Política, Arte e Cultura LGBT propôs-se a desconstruir preconceitos existentes, discutir o tema na cidade e na universidade e a mostrar quem são os LGBT’s, incentivando outros jovens a lutar pelos seus direitos e contribuindo para a afirmação de uma identidade pessoal positiva como homossexual. A semana de atividades em Lavras integra o conjunto de ações culturais, acadêmicas e politicas realizado pela Rede Universitária de Diversidade Sexual (Ruds-MG), articulação que agrega nove grupos universitários de diversidade sexual em universidades mineiras.

Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais concederá 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil cada um. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultural (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Saúde (MS). O edital teve 2.469 inscritos em todo o país.

As iniciativas culturais contemplam ações voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Expressão Artística e Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, e Cultura e Sustentabilidade.

Confira aqui as iniciativas vencedoras do prêmio.