Calouros lotam Ginásio, no domingo (25), durante recepção – veja fotos

No domingo (25), os calouros de todos os cursos presenciais participaram de outro evento vinculado à recepção. Representantes de algumas pró-reitorias falaram sobre as suas pastas, a fim de deixar os ingressantes mais inteirados sobre as instâncias e atividades da UFLA.

A professora Soraya Alvarenga Botelho, pró-reitora de Graduação, deu as boas-vindas e iniciou sua palestra falando sobre o câmpus e o crescimento de sua infraestrutura, explicando sobre suas instâncias. Ela abordou o Projeto Ambiental e orientou sobre a importância do uso do e-mail institucional, a legislação (pediu especial atenção à Resolução Cepe nº 42), a matriz curricular e as oportunidades de bolsas. O pró-reitor adjunto de Graduação, professor Marco Antônio Villarta Neder, falou, em seguida, sobre a implementação do Programa de Mentoria/Tutoria.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, apresentou as coordenadorias da Praec (Esporte e Lazer, Moradia e Alimentação, Programas Sociais e Saúde) e seus serviços, bem como sobre as oportunidades oferecidas pela Pró-Reitoria.

Os coordenadores de Iniciação Científica, João José Marques e Ana Claudia Pereira (adjunta), falaram sobre a atuação da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). Mostraram números sobre a pesquisa na UFLA e apresentaram o Programa Jovens Talentos, específico para calouros. A iniciativa, da Capes, tem o objetivo de inserir os estudantes precocemente no meio científico e estimulá-los à prática da ciência e tecnologia e ingresso em outros programas, posteriormente.

O professor Nilson Salvador, pró-reitor de Extensão e Cultura, falou sobre a importância da extensão no âmbito da Universidade e passou a palavra para representantes do Núcleo de Empresas Juniores (Nejufla) e Liga Esportiva da UFLA (Leufla).

Os membros do Nejufla apresentaram a atuação do Núcleo, organização sem fins lucrativos de fomento a criação de empresas juniores na Universidade e contribuir para o desenvolvimento das empresas juniores já existentes. Já o presidente da Leufla Fabrício Rezende citou as modalidades esportivas, principais eventos em que a Liga participa e as oportunidades para os estudantes que praticam esportes.

Representantes do Movimento Universidades Renovadas explicaram, em seguida, sobre o Trote Solidário e convidaram os calouros a doarem sangue. Os que se cadastraram, ao final do evento, participarão das doações em um dos dois dias: 29/11 ou 6/12, às 7 horas, com saída na Portaria da UFLA. Um ônibus da Universidade levará os doadores até o local onde o sangue será coletado.

Fotos: Denis Caputo (bolsista Ascom) e Mateus Lima