Empresa incubada na UFLA está entre as 10 melhores startups do País – Tbit é finalista da Info Start

Cibele Aguiar

A Tbit Tecnologias e Sistemas, uma das empresas em processo de incubação na Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA), está entre as 10 melhores startups (empresa nascente de base tecnológica) do País, sendo finalista da competição promovida pela revista Exame Info, publicação nacional da Editora Abril de maior referência na área de tecnologia.

Os vencedores de cada categoria (8 bits e 16 bits) serão conhecidos nesta quinta-feira (22), em evento que será realizado em São Paulo, com a presença de profissionais de renome do empreendedorismo digital.  

A Tbit concorre com 490 empresas inscritas, estando entre as cinco finalistas da categoria 8 bits, que reúne empresas com protótipo funcional e plano de negócios elaborado, porém sem ter passado por rodada de investimento. As startups foram examinadas por um júri formado por profissionais ligados ao empreendedorismo digital, investidores e aceleradoras, além dos jornalistas da Revista.

A tecnologia

Na apresentação que o professor Joel Yutaka Sugano (DAE/UFLA) fará em São Paulo, estará a breve descrição de um modelo de negócio inovador, que tem chamado a atenção do mercado por meio de uma plataforma de classificação por análise de imagens computacionais que permite um novo padrão de comercialização de produtos agrícolas. Entre os produtos que serão apresentados, o Sistema de Análise de Sementes (SAS), o Mapy e o Olho Digital do Café, que inovam ao aliar ferramentas computacionais em uma classificação de imagens mais rápida, confiável e padronizada.

Para o empreendedor Igor Chalfoun, líder da equipe, o sucesso da empresa está na apresentação de um modelo realmente inovador, com alto grau de escalabilidade e com potencial para crescer para vários segmentos e mercados. Embora as tecnologias desenvolvidas tenham foco no agronegócio, elas não se limitam a uma cultura ou região, mas têm grande potencial de expansão para oferecer soluções a diferentes mercados.

A empresa

A Tbit é uma startup de base tecnológica criada em 2008, que atua na área de tecnologia, identificando e desenvolvendo produtos e sistemas inovadores voltados ao agronegócio. Em processo de incubação na UFLA, a empresa aposta na automação de processos agroindustriais e reúne uma das equipes mais especializadas no desenvolvimento de sistemas inteligentes.

Composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente dedicados e apaixonados pelo que fazem, a Tbit está atenda ás demandas do mercado e vem atuando no desenvolvimento de produtos inovadores e no fomento de projetos com o apoio de órgãos de fomento como Finep, CNPq e Fapemig.

Linha do Tempo da Tbit mostra conquistas em curto tempo