Depois de 77 dias em greve, técnicos administrativos da UFLA retomam as atividades

Cibele Aguiar

Reunidos na manhã desta segunda-feira (27), servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) decidiram retornar às atividades nesta terça-feira (28), após a oficialização do acordo assinado entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) com o governo federal, na sexta-feira (24), na Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento. Os servidores técnicos administrativos da UFLA estavam em greve desde o dia 12 de junho.

Especificamente para cumprir o acordo assinado com a Fasubra, o impacto orçamentário será de R$ 2,9 bilhões, prevendo reajuste de 15,8% em três parcelas (2013, 2014 e 2015). Além do reajuste, foram acordados aspectos da carreira, entre eles a progressão e incentivo à qualificação. O acordo atende a 117,6 mil servidores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

De acordo com o presidente do comando de greve, Edilson Willian Lopes, embora tenha sido rejeitada pelos servidores técnicos da UFLA, a proposta do governo teve a adesão da Fasubra, entidade que representa a Instituição na mesa de negociações, seguindo a decisão das bases, em sua maioria favoráveis à assinatura do acordo e em virtude do contexto político do movimento. Segundo ele, apesar de não atender às demandas projetadas, algumas conquistas do movimento podem ser comemoradas, em especial, com relação ao incentivo à qualificação.

foto: Ilkens Souza /Divulgação