Curso sobre formação política e sindical é ministrado hoje (31)

O Sindicato dos Servidores da UFLA (Sindufla) e o Comando Local de Greve dos técnicos administrativos promovem hoje (31) o curso “Formação Política e Sindical: panorama mundial da crise, movimento de greve e análise da conjuntura”. O curso é realizado no anfiteatro da Biblioteca Universitária e tem como ministrante o professor Helder Molina, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Cerca de 60 inscritos participam do evento, que tem duração de oito horas.

Esta é a terceira vez que o professor da UERJ vem à UFLA, mas, neste curso, ele apresenta análises sobre o sindicalismo para uma plateia maior – nas visitas anteriores, falou mais reservadamente com lideranças sindicais. Embora o momento de greve suscite mais participação, Helder Molina explicou que a importância do curso estava na reflexão das questões a respeito de por que fazer greves.

O professor e historiador Helder Molina

O seminário aborda a análise do contexto atual, mas faz um resgate no tempo para entender os processos históricos, nacionais e internacionais, que levaram às conquistas políticas, trabalhistas e sociais, bem como a importância das lutas organizadas e dos sindicatos nessas conquistas.

Para o vice-diretor presidente do Sindufla, Edilson Willian Lopes, o curso reforça a consciência sobre a participação na greve. “Se as pessoas não se enxergarem como cidadãos, dentro do contexto político, não há cidadania”, reforçou.