Formuleite: simpósio internacional apresenta inovações em nutrição para gado leiteiro

Cibele Aguiar

Na liderança da produção de leite no país, o Estado de Minas Gerais carrega a responsabilidade de gerar tecnologias para dar sustentabilidade a essa atividade, caracterizada, em sua maioria, por pequenos produtores.  O desenvolvimento de tecnologias e manejos mais adequados e rentáveis à produção leiteira é um desafio da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que, por meio do Grupo do Leite e em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), organiza nesta semana, 14 e 15 de junho, a segunda edição do Simpósio Internacional em Formulação de Dietas para Gado de Leite – Formuleite.

O evento, que tem a coordenação do professor Marcos Neves, tem como objetivo abordar temas atuais na alimentação de vacas leiteiras, estando programadas palestras com pesquisadores renomados de centros e universidades de referência. Entre os temas que serão abordados, o uso de aditivos alimentares, a nutrição como ferramenta para prevenção de distúrbios metabólicos, o uso da cana-de-açúcar, estratégias alimentares para vacas em estresse calórico e parâmetros para ajuste de dietas.

O simpósio vai propiciar o debate sobre o conhecimento de ponta em nutrição, cujos resultados poderão nortear e influenciar as novas versões dos modelos nutricionais e a prática da formulação computadorizada de dietas.

Ainda há vagas para inscrições, que deverão ser realizadas pelo e-mail: formuleite@hotmail.com

Informações: (35) 9829-1370 Naina ou (35) 9202-9746 Fabiana