Doutoranda da UFLA é premiada em evento sobre biodiesel

A doutoranda Aline Gomes recebe a premiação

A doutoranda Aline Gomes Dias Pinto Monteiro, do programa de pós-graduação em Agroquímica, participou, com destaque, do V Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, realizado em Salvador (BA) de 16 a 19 de abril. Seu trabalho, “Detoxicação de coprodutos da extração do óleo de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) para a produção de complementos alimentares de ruminantes”, foi escolhido para ser apresentado oralmente e recebeu o prêmio “Ciência, Tecnologia e Inovação em Biodiesel”. A concorrência foi grande: de quase 900 trabalhos inscritos, apenas quatro foram agraciados com o prêmio.

Aline é orientada pelo professor do Departamento de Química Mário César Guerreiro. A pesquisa sobre a detoxicação (tornar um material isento de toxicidade) do coproduto originário da fabricação de biodiesel a partir do pinhão-manso é realizado no curso de doutoramento da estudante. Durante o congresso, o trabalho “foi muito bem conceituado pelo sucesso da resolução do problema com tamanha complexidade através da tecnologia desenvolvida”, de acordo com Aline. O processo desenvolvido pela pesquisa já está sendo patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

O V Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel foi realizado simultaneamente ao VIII Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. É o principal evento técnico-científico dessa área no Brasil, constituindo-se como referência nacional para a produção de plantas oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel. As principais tecnologias das cadeias produtivas foram apresentadas durante o congresso, de acordo com o tema: “Biodiesel, Inovação e Desenvolvimento Regional”.