“Café com Física” promove debate sobre Dirac e a antimatéria

O próximo encontro do “Café com Física” será realizado no Laboratório de Ensino de Física do Departamento de Ciências Exatas, no dia 25, às 11 horas. A discussão será norteada pelo tema: “Dirac, os Peixes e as Antipartículas”.

A existência da antimatéria foi predita há mais de 80 anos pelo físico teórico Paul Dirac, mas ainda é um tema intensamente debatido na comunidade científica e repercutido artisticamente (o livro Anjos e Demônios, que deu origem ao filme homônimo, relata o roubo de uma quantidade de antimatéria com o intuito de produzir uma bomba).

Os físicos ainda buscam responder a muitos questionamentos sobre a antimatéria, como: por que o universo observado atualmente tem somente matéria? Por que a antimatéria desapareceu? A atividade abordará como o físico teórico Paul Dirac descobriu a antimatéria e o que isso tem a ver com peixes.

“Cafe com Física” é um evento promovido pelo grupo “Magia da Física e do Universo”. Em cada encontro, há discussões sobre um tema específico, feitas de maneira informal e encorajando reflexões.  Alunos de graduação, mestrado e doutorado de Física e áreas afins, bem como docentes, são o público-alvo da atração, que é realizada semanalmente no mesmo horário e local.