Em boa fase, Cria Lavras é avaliado pelo CBAt

Os atletas do projeto Cria Lavras/Minas Olímpica voltaram de Belo Horizonte, onde competiram nesse fim de semana, conquistando mais troféus. Na Copa Minas de Provas Combinadas, o grupo conquistou os três primeiros lugares no pentatlo (mirim) feminino e a segunda colocação no masculino. No heptatlo (menores), as meninas repetiram o feito e ficaram com o ouro, a prata e o bronze. No octatlo (menores) masculino, o segundo colocado também foi do Cria Lavras. E no decatlo, prova disputada apenas pelos rapazes, a equipe trouxe o troféu de campeão na categoria juvenil e o bronze na categoria adulta.

Os bons resultados conquistados pelo projeto nos últimos anos chamou a atenção da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A Gerência dos Centros de Treinamento da entidade informou que o Cria está sendo avaliado e pode se tornar um Centro de Descobertas de Talentos da confederação. A análise está levando em conta os resultados obtidos pelo projeto em 2010 e 2011: foram 22 pódios em competições nacionais nas categorias mirim e menores, entre 62 equipes participantes em campeonatos brasileiros. O Cria Lavras também se destacou no vice-campeonato brasileiro de menores (15-17 anos) obtido no Campeonato Interclubes de 2011.

No próximo fim de semana, atletas e o coordenador do projeto, professor Fernando Roberto de Oliveira, estarão em Juiz de Fora. Eles participam do lançamento do projeto Cria Juiz de Fora, inspirado na iniciativa lavrense. Os atletas daqui farão uma exibição, mas a abertura também contará com um torneio interno.