MEC lança edital de apoio a extensão

O Ministério da Educação (MEC) lançou, no dia 2, o edital do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext 2013). A iniciativa tem como objetivo fomentar projetos e programas de extensão com foco na inclusão social apresentados por instituições públicas de ensino superior (federais, estaduais e municipais, bem como institutos federais de educação, ciência e tecnologia).

As propostas precisam atender a uma das linhas temáticas estabelecidas pelo MEC (ver lista abaixo) e devem ser submetidas até 14 de abril. Cada instituição pode concorrer com até duas propostas de projeto e duas de programa para cada linha temática, totalizando 64 propostas. Como existe esse limite, as propostas devem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e somente as aprovadas serão submetidas, com a devida declaração da Pró-Reitoria, ao MEC.

A divulgação final dos resultados será em 12 de junho, após um período de avaliação e recursos. Já a liberação das verbas para a execução dos projetos e programas será efetuada no início de 2013. Essa execução deve ocorrer em um prazo máximo de 12 meses, com limite em 31 de dezembro de 2013.

Cada programa apoiado receberá uma verba de até R$ 150 mil e cada projeto receberá até R$ 50 mil. Os recursos destinam-se a contribuir com a melhoria das atividades de extensão e estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos alunos participantes.

Linhas temáticas definidas pelo edital:

• educação;
  • cultura e arte;
  • pesca e aquicultura;
  • promoção da saúde;
  • desenvolvimento urbano;
  • desenvolvimento rural;
  • redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza;
  • geração de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários;
  • preservação do patrimônio cultural;
  • direitos humanos;
  • promoção da igualdade racial;
  • mulheres e relações de gênero;
  • esporte e lazer;
  • integração nacional;
  • comunicação;
  • justiça e direitos dos indivíduos privados de liberdade.

Veja mais informações sobre o Proext neste endereço.

Clique aqui para acessar o edital.