Cursos da UFLA recebem pontuação máxima em avaliação do MEC

Cibele Aguiar
Professor Márcio Ladeira: valorização do curso e dos egressos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a maior pontuação entre as universidades de Minas Gerais e a segunda colocação entre 218 universidades do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Para a composição desse conceito, as avaliações individuais de cada curso são extremamente importantes. Para chegar a este resultado, o Inep utiliza o Conceito Preliminar de Curso (CPC), com indicadores que agregam critérios objetivos de qualidade e excelência ao processo de avaliação da educação superior, resultando em um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país.

No contexto da UFLA, 10 cursos avaliados recebem o conceito máximo (5) e o conceito ótimo (4) no CPC do MEC. O indicador orienta as visitas in loco dos avaliadores do Inep, além de informar a sociedade sobre a qualidade dos cursos e da instituição. Esse julgamento é baseado na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Com conceito máximo estão os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia. Recebem conceito 4, os cursos de Agronomia, Ciências da Computação, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Química. Os cursos novos, que ainda não formaram turmas, não passaram pela avaliação.

Para o coordenador do curso de Zootecnia, professor Márcio Machado Ladeira, o destaque do curso está atrelado a uma série de fatores, dentre eles, a contratação de novos professores, 16 nos últimos cinco anos, e ao envolvimento dos estudantes que se dividem em 10 grupos de estudos que promovem o aprendizado interdisciplinar em diferentes temáticas. Além disso, o professor ressalta a forte associação entre a graduação e a pós-graduação, com uma relação interpessoal que favorece o ensino e a pesquisa. Também podem ser destacadas as parcerias com empresas do setor, o que permite ao profissional egresso desse curso estar atento às demandas do mercado e ser capaz de apresentar soluções conjuntas. Para o futuro, as áreas da biologia molecular genômica e imunohistologia prometem ser os diferenciais desse curso.