UFLA oferece cursos internacionais a pedido do governo brasileiro

Cibele Aguiar

No período de 21 de novembro a 2 de dezembro, o Departamento de Fitopatologia  – DFP  (Patologia de Sementes) e o Departamento de Agricultura – DAG (Produção e Tecnologia Sementes) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recepcionarão representantes de 22 países da África, Oceania, Ásia, América Central e América do Sul, para dois cursos intensivos de Produção, Tecnologia e Sanidade de Sementes. Os cursos foram selecionados pelo Ministério de Relações Exteriores – Itamaraty, com a proposta de compartilhar conhecimentos com profissionais de países em desenvolvimento.

Participam dos cursos representantes de Angola, Argélia, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa Rica, Cuba, Egito, Equador, Gabão, Haiti, Honduras, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Congo, Senegal, Sudão, Timor Leste, Tonga, Uganda, Venezuela, Zimbábue.

De acordo com o professor José da Cruz Machado, coordenador do curso de Sanidade de Sementes, os cursos propostos pela UFLA foram selecionados entre 116 propostas, de 40 países. “Com a oferta desses cursos, a Universidade dá prosseguimento ao programa de inserção internacional, cumprindo um dos pilares básicos que regem uma cooperação internacional holística, que é a colaboração com países em desenvolvimento”, enfatiza.

O curso de Produção e Tecnologia de Sementes terá como instrutores os professores Renato Mendes Guimarães (coordenador), Maria Laene Moreira de Carvalho e João Almir de Oliveira.

O curso Sanidade de Sementes terá como instrutores os professores José da Cruz Machado (coordenador), Ludwig Heinrich Pfenning, Joel Augusto Muniz, Ellen Barrocas, Carla Corrêa, Maria Salustiano, Patrícia Barretti, Eduardo Freire e Mirian Salgado.