Evento da Sociedade Brasileira de Química reúne 900 participantes na UFLA

Cibele Aguiar

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou o XXV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais (ERSBQ-MG), maior evento mineiro de divulgação científica na área de química. Os números dão a dimensão do encontro, que contou com a organização da UFLA, Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio do Centro Acadêmico e dos estudantes da empresa júnior – Pró-Química. Ao todo foram cerca de 800 inscritos, 40 palestras, 16 minicursos, 60 apresentações orais de trabalhos científicos e outros 360 em formato pôster.

Na avaliação do professor Márcio Pozzobon Pedroso (DQI/UFLA), participante da comissão organizadora, o evento cumpriu o objetivo de promover uma discussão ampla do papel e importância da pesquisa mineira na área da Ciência Química, além de favorecer a efetiva integração entre pesquisadores mineiros. De acordo com o professor, o destaque do encontro esteve na riqueza dos trabalhos apresentados e nos debates e integração entres os participantes.

A solenidade de abertura, realizada no Salão de Convenções, contou com a palestra do professor José Israel Vargas, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, com o tema “A Radioatividade: descoberta, evolução e significado para a Química”, em alusão ao centenário do Prêmio Nobel de Química de Marie Curie (1911).

Paralelo à programação do ERSBQ, o Encontro da Rede Mineira de Química (RQ-MG) possibilitou a integração de pesquisadores de instituições de ensino de Minas Gerais, fortalecendo os projetos de pesquisa em rede. O II Workshop em Agroquímica, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da UFLA, também foi uma oportunidade para estudantes e profissionais discutirem os desafios da área, com apresentações de professores da UFLA, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).