Fórum discute políticas para o desporto universitário

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, nos dias 22 e 23, o I Fórum dos Dirigentes do Desporto Universitário das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Durante o evento, considerado um espaço importante para a definição de políticas para o desporto universitário, representantes de várias instituições discutiram modelos administrativos, fontes de recursos e cooperação.

No sábado (22), as ligas desportivas das universidades apresentaram seus modelos administrativos. A Associação Acadêmica de Esportes (LEUFLA) apresentou os projetos à comunidade acadêmica da UFLA e os desafios vivenciados pela atual gestão. As demais universidades participantes destacaram cooperações, projetos apresentados ao Governo Federal, modelos de competições e discussão dos objetivos atuais para o desporto universitário.

No domingo (23), uma mesa-redonda discutiu temas relacionados à política e à administração desportiva educacional no Brasil: licitações, parcerias, elaboração de projetos e regulamentações. A atividade culminou com a idealização de uma associação nacional para tratar das políticas e implantação de projetos nas universidades. Um novo encontro será promovido no dia 8 de novembro em Campinas (SP) para estruturar essa associação.

Para o presidente da LEUFLA, Fabrício Rezende, o evento enalteceu a importância que as políticas desportivas nas universidades possuem, contribuindo para a formação pessoal dos estudantes, manutenção da saúde e até diminuição da evasão. Fabrício também considerou que a criação da Associação Nacional do Desporto das Instituições de Ensino Superior do Brasil vai beneficiar diretamente a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e seus eventos: “vai fortalecer ainda mais o esporte dentro das universidades, para que essas possam competir de forma igual, contribuindo para o aumento do índice técnico das equipes e, consequentemente, das seleções universitárias”, afirmou.

O Fórum contou com a participação das seguintes instituições: Centro Universitário Sant´Anna, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade de Brasília (UnB), UFLA e Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME).